Reabilitação de duas casas no Largo do Trovador / Pitagoras Group

Reabilitação de duas casas no Largo do Trovador / Pitagoras Group - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos: Pitagoras Group; Pitagoras Group
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
© José Campos Architectural Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto trata da reabilitação de dois edifícios existentes na zona histórica de Guimarães, tendo em vista a instalação de espaços comerciais e apartamentos, procedendo assim à alteração da tipologia existente, mantendo no entanto o seu uso.

Os edifícios localizam-se no Largo do Trovador, numa área de transição entre a Alameda de S. Dâmaso e a zona de Couros, que mantém ainda boa parte da estrutura que define as suas características urbanas.

© José Campos Architectural Photography

Os edifícios apresentam características eminentemente urbanas, que constituíam no seu todo uma habitação com o espaço de “loja” no piso térreo e área habitável nos pisos superiores que foram desenvolvidos como era norma neste tipo de construções. 

© José Campos Architectural Photography

No edifício grande, a fachada principal foi construída no piso térreo em alvenaria de granito rebocada, desenvolvendo esta sua característica até uma parte parcial do primeiro piso, sendo a restante em estrutura de madeira e argamassa, sem qualquer elemento decorativo. No caso do edifício pequeno, o piso térreo e a fachada principal também são de alvenaria de granito rebocada, sendo o resto da construção com estrutura de madeira e argamassa.  

© José Campos Architectural Photography

Pretendeu-se alterar a tipologia dos edifícios, adaptando-os às necessidades atuais, constituindo, apartamentos nos pisos superiores e adaptando o espaço do rés-do-chão para comércio. Em todo o caso, preservou-se integralmente a volumetria, a estrutura, os sistemas construtivos, a configuração e materiais dos alçados e da cobertura, bem como a localização e características da caixa de escadas que estabelece a comunicação vertical entre os vários pisos.

Corte

No terceiro piso do edifício grande, onde se encontrava a sala principal da habitação original, foram mantidos elementos de desenho que se consideraram de valor arquitetônico.

Os espaços interiores dos dois edifícios foram sofrendo ao longo dos anos pequenas remodelações, sendo novamente questionados e intervencionados nesta nova fase de acordo com o novo programa pré-estabelecido.

© José Campos Architectural Photography

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Guimarães, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação de duas casas no Largo do Trovador / Pitagoras Group" [Rehabilitation of Two Houses in Largo do Trovador / Pitagoras Group] 25 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764384/casa-do-trovador-pitagoras-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.