Com a participação de Peter Zumthor e Paulo Mendes da Rocha, Assunção receberá a segunda edição da AMERICAnodelsud

A AMERICAnodelsud é uma causa disciplinar da arquitetura comprometida com a igualdade social que promove a pesquisa e o desenvolvimento de novos conhecimentos. Um dos seus principais objetivos é poder criar uma coleta solidária cujos recursos permitam contratações para a elaboração de projetos destinados a combater a exclusão social.

Os arquitetos Alejandro Aravena (Santiago, Chile), Solano Benítez (Assunção, Paraguai), Angelo Bucci (São Paulo, Brasil), Rafael Iglesia (Rosário, Argentina), José María Saez (Quito, Equador) e Ricardo Sargiotti (Córdoba, Argentina), membros do grupo, realizaram uma primeira experiência em 2013, que buscou reunir os fundos necessários através do tour america[no] do sul, que consistiu em três encontros realizados em diferentes cidades da Argentina.

Nos dias 15 e 17 de abril, Assunção será a sede da próxima edição, da qual participarão os arquitetos Peter Zumthor e Paulo Mendes da Rocha. Sem dúvida, a presença do dois renomados arquitetos ajudará a arrecadar fundos que o AMERICAnodelsud necessita para desenvolver seus compromissos.

Confira a seguir a carta de princípios na recente edição do AMERICAnodelsud, escrita por Solano Benítez.

         "Nós somos seres imaginários. Os seres vivos se aproximam por simpatia, se repelem por antipatia, interagem por empatia, como todos os seres vivos somos conscientes das definições que compõem o nosso caráter de indivíduo, mas nós humanos somos seres imaginários porque assumimos que nossa condição mínima constituinte é dual, o mínimo humano é dois, nossa humanidade inicia no momento em que imaginamos que somos nós-outros; e o nós-outros me constitui, me cuida, nos cuida, necessitando que estejamos bem para estar. Está construção imaginária que minimiza em dois, se estende em grandeza a todos, ao nós-outros dos seres humanos.

O melhor que temos feito como coletivo social, expressado na maneira em que habitamos, deixou mais do nossa metade existindo na pobreza e um quarto de quem somos subsistindo na miséria; somente quem por muito se distancia  desta desigualdade social, um número muito reduzido de pessoas, consegue ser assistido por um médico, um advogado, um dentista ou um arquiteto; e se estes praticantes profissionais predispõem atenções aos seus próximos opostos em desigualdade, a sociedade penaliza sua ação, cortando-lhes a luz, a água ou o telefone, e insistentemente lhes sentencia a integrar a pobreza e perseverar na miséria.

O melhor que temos feito ao repetir as ações sobre nossos conhecimentos disciplinares perpetua o presente cenário de celebração individual e de agonia humana - amparo do privilégio hierárquico de um número cada vez menor de pessoas. Na nossa salvaguarda, devemos confrontar a presente realidade com um fazer distinto, que tenha por desejo um resultado distinto, que crie uma paisagem distante da renúncia complacente. Devemos produzir conhecimentos novos, instrumentalizando a pesquisa e o desenvolvimento, monitorando as oportunidades que conseguem diminuir a exclusão social, promovendo igualdade como ato humano.

Um pequeno número de prêmios ao longo do planeta, surgidos desde o final do século XIX, quando em números eramos 7 vezes menos do que hoje e em geral, vindos do arrependimento ou do desejo por mudança, incentivam práticas pertinentes. O parâmetro inicial foi imposto pelo Nobel e seus fundos a serem aplicados nas primeiras 5 disciplinas, em média US$ 100.000 por prêmio desde sua instauração, dedicados a paz, a física, a química, a medicina e a literatura ao qual sucessivos grupos em expansão e por eloquente contágio foram somando-se, Pulitzer’s, Pritzker’s, etc.

Sem notórios mecenas e como consciente coletivo, nossa sociedade se mobiliza com força restauradora diante das causas que consegue fazer próprias, rememorando suas razões fundamentais como... construção, auxílio e defesa. Sua façanha visível motiva bandeiras que se desdobram como expressão da sua força tutelar, arrecadando assinaturas, consciência e dinheiro a favor de baleias, teto, prevenção, gênero, identidade, doenças, reabilitação e muitos outros etc.

O AMERICAnodelsud é uma causa disciplinar da arquitetura, em compromisso com a igualdade social, promotora de pesquisa e desenvolvimento para a produção de novos conhecimentos, como as ações de reparação da integridade humana.

O AMERICAnodelsud, coleta solidariamente, destinando os recursos obtidos para as contratações na elaboração de projetos, destinados a combater a exclusão social.

O AMERICAnodelsud, em períodos bienais, compromete-se em destinar os recursos obtidos da seguinte forma:

A. 2/3 partes dos recursos resultantes constituirão os fundos para as contratações de projetos do AMERICAnodelsud local, em atribuições referentes aos US$ 20.000, à jovens e/ou coletivos praticantes da arquitetura, que sejam selecionados em convocatória nacional por meio de um júri composto por pessoas de notória condição ética e competência científica.

B. 1/6 parte dos recursos resultantes constituirá uma parcial integração do fundo para a contratação do projeto do AMERICAnodelsud global, referido a mais importante bolsa de premiação vigente na disciplina a nível mundial, a quem seja selecionado em convocatória internacional e através de um júri composto por pessoas de notória condição ética e competência científica.

C. 1/6 parte dos recursos resultantes será destinada ao apoio aos constituintes da seguinte sede onde se celebre o AMERICAnodelsud. Os projetos produzidos pelo AMERICAnodelsud serão publicados dentro das disciplinas.

Nos dias 14 e 16 de abril de 2015, Assunção será a sede da nossa próxima arrecadação, celebrando esta ação fundamentalmente humana, Peter Zumthor e Paulo Mendes da Rocha aceitaram se junta à nossa causa, visitando o nosso país, presença esta que ajudará na arrecadação dos fundos que aplicaremos nas nossas ações.

O AMERICAnodelsud, buscará constituir-se e promover seus objetivos de integridade humana, restaurando a américa como território social sendo a promoção da igualdade sua razão fundamental de existir".

Solano Benítez
AMERICAnodelsud
março 2015, Assunção

Para maiores informações entre em contato com a organização através do e-mail americanodelsud@gmail.com

Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "Com a participação de Peter Zumthor e Paulo Mendes da Rocha, Assunção receberá a segunda edição da AMERICAnodelsud " [Con la participación de Zumthor y Mendes da Rocha, Asunción recibirá la segunda edición de AMERICAnodelsud ] 21 Mar 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/764074/com-a-participacao-de-zumthor-e-mendes-da-rocha-assuncao-recebera-a-segunda-edicao-de-americanodelsud> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.