Casa Mororó / studio mk27

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 2 de 42Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 3 de 42Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 4 de 42Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 5 de 42Casa Mororó / studio mk27 - Mais Imagens+ 37

Campos do Jordão, Brasil
  • Equipe: Carlos Costa, Carolina Castroviejo, Elisa Friedmann, Laura Guedes, Mariana Simas, Mauro Augusto, Oswaldo Pessano, Pedro Ribeiro, Rafael Costa
  • Engenharia Estrutural: Leão & Associados
  • Construtora: Alle Engenharia
  • Paisagismo: Consuelo Grossi Pereira
  • Consultoria De Conforto Térmico: Leonardo Monteiro
  • Mestre De Obras: Antonio Ribeiro dos Reis
  • Acoustic Consultant: Harmonia Acústica
  • Cidade: Campos do Jordão
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 29 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Mororó fica em uma região montanhosa, a 180 km da cidade de São Paulo, conhecida por suas baixas temperaturas. A arquitetura buscou criar espaços internos generosos para os dias frios, como, por exemplo, a aconchegante sala de estar e um balneário coberto com uma piscina, de onde se aprecia a vista protegido por uma pele de vidro.

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 7 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

Externamente, um mesmo volume contínuo cria uma dualidade entre o bloco opaco – onde ficam a sala, quartos e serviços – e o prolongamento transparente da piscina aquecida e sauna. A volumetria da casa foi dada pela extrusão de sessenta e cinco metros de uma casa-ícone, com telhados em água. Além disso, um deck de madeira externo conecta os espaços e cria um solário para uso durante o verão. 

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 31 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

Na parte opaca do volume, com cinquenta metros de comprimento, as aberturas foram minimizadas e usadas como portas de correr, para intensificar a integração entre dentro e fora. Essa relação entre cheios e vazios na fachada permitiu obter um excelente desempenho térmico, com alto grau de conservação energética. O trecho transparente tem quatorze metros de comprimento. A ventilação interna desse ambiente foi espacialmente projetada para evitar condensação do vapor da piscina aquecida no vidro, o que prejudicaria a relação com a vista.

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 12 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

A casa não foi implantada no topo do acidentado terreno, como queriam inicialmente os clientes, mas em sua parte mais baixa – no meio de um belo bosque de pinheiros. Essa solução permitiu envolver a construção com a natureza do entorno, criando uma relação intimista com o sítio.

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 32 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

A premissa inicial do projeto era fazer uma construção rápida e barata. Assim, a arquitetura se valeu de soluções industrializadas como a estrutura metálica e as paredes de steelframe. O sítio, apesar dos altos índices pluviométricos, se manteve sempre limpo. Ao contrário da cultura construtiva brasileira, poucos elementos foram feitos inteiramente in loco, mas montados no canteiro de obra. O tempo total da obra foi inferior ao padrão, mesmo em uma região de difícil acesso.

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 27 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

O uso de materiais internos, como madeira, fez da casa um lugar acolhedor, como são   os tradicionais chalés das montanhas. Seguindo o desejo dos futuros moradores, a cozinha pôde ser integrada aos espaços por meio de portas pivotantes de madeira – que se abrem inteiramente. Assim, não só foi possível desenhar espaços amplos e contínuos no interior, como também lugares centrais da vida cotidiana que organizaram a planta da casa.

Casa Mororó / studio mk27 - Imagem 36 de 42
© Fernando Guerra | FG+SG

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mororó / studio mk27" [Mororó House / studio mk27] 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763601/casa-mororo-studio-mk27> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.