Inscrições abertas para o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015

Com o intuito de dar continuidade à valorização do pensamento e produção arquitetônicos, o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel, promovem uma nova edição do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015.

A segunda edição do Prêmio tem como público-alvo arquitetos brasileiros ou estrangeiros que vivam no Brasil há pelo menos dois anos, com até 45 anos de idade, e projetos arquitetônicos construídos durante os últimos oito anos. Escritórios de arquitetura ou coletivos de arquitetos podem se inscrever com mais de um projeto, o que deve contribuir para desenhar um panorama da arquitetura brasileira nos seus mais variados contextos.

O Prêmio procura valorizar a diversidade na expressão da arquitetura, enfatizando o seu papel na troca de experiências e na aproximação de formas de atuação que vêm definindo uma identidade na produção atual dos espaços construídos em âmbito nacional. A intenção é dar continuidade ao mapeamento da produção arquitetônica contemporânea, reunindo trabalhos que promovam discussão acerca das formas urbanas atuais nos seus diversos aspectos, tais como mobilidade, habitação, relação entre espaços públicos e privados, paisagens naturais e construídas, entre tantos outros desafios presentes em cada projeto. 

Tendo em conta a rapidez das alterações e a complexidade das demandas do espaço contemporâneo, a ação e postura crítica dos arquitetos são essenciais na estruturação dos ambientes urbanos, na inovação dos processos construtivos, bem como  na desconstrução de paradigmas formais e materiais. Pretende-se assim identificar a realização prática de propostas que demonstrem uma sensibilidade na compreensão das diversas possibilidades de transformação do espaço da cidade e que qualifiquem as relações intrínsecas dos lugares habitados.  

A seleção de até dez arquitetos para participação da exposição na sede do Instituto Tomie Ohtake e a premiação de três deles será realizada por uma comissão de jurados composta pelos arquitetos Abílio Guerra, Carlos Teixeira, Priscyla Gomes e Shundi Iwamizu.

A avaliação do júri levará em conta a qualidade do projeto relativa às soluções formais e técnicas utilizadas, assim como a consistência e a originalidade dos processos criativos envolvidos no seu desenvolvimento e construção. A premiação acontecerá na abertura da exposição dos projetos de todos os dez selecionados, os quais terão seus trabalhos publicados no catálogo do prêmio. 

Os arquitetos responsáveis pelos três projetos mais destacados, serão premiados com viagens a cidades internacionais de grande valor arquitetônico e urbanístico. Nesta edição os premiados serão galardoados com o Troféu e destaque no Catálogo do Prêmio, e com viagens a Amsterdan, cidade sede da AkzoNobel, partindo de aí para Seul, Doha e Bogotá.

1º Lugar
- Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
- Viagem a Seul, Coreia do Sul.

2º Lugar – Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015
- Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
- Viagem a Doha, Qatar.

3º Lugar – Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015
- Troféu e destaque no Catálogo Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015, em cerimônia oficial.
- Viagem a Bogotá, Colômbia.

As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 10 de abril de 2015. O edital completo e a ficha de inscrição poderão ser acessados pelo site do Instituto Tomie Ohtake.

Associado ao concurso de projetos, o Prêmio tem também uma forte intenção educativa, motivado pela ampliação de repertório de arquitetura para diversos públicos. Com o intuito de promover a interação com profissionais, estão programadas ações destinadas a faixas etárias distintas, para que se estabeleçam diálogos entre todos os participantes a partir da experiência dos espaços na própria cidade.

Juntamente com a exposição e um conjunto de ações educativas programadas, o Prêmio pretende dar continuidade à valorização e difusão do trabalho dos profissionais e escritórios no seu compromisso com uma excelência da arquitetura contemporânea realizada no Brasil.

O Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015 é resultado de uma parceria entre o Instituto Tomie Ohtake e a AkzoNobel que se insere dentro das perspectivas do Instituto como um centro cultural compromissado com o estudo e a divulgação das artes plásticas, arquitetura, e design contemporâneo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Inscrições abertas para o Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel 2015" 11 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763536/premio-de-arquitetura-instituto-tomie-ohtake-akzonobel-2015> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.