SeNEMAU SP15 - XIX Seminário Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura

O Escritório Modelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie (MosaIco) está organizando o XIX SeNEMAU - Seminário Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo, que acontecerá entre os dias 14 e 20 de julho deste ano.

Organizado anualmente, o SeNEMAU - projeto promovido pela Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura (FeNEA) - retorna à cidade de São Paulo após 15 anos, desta vez a cargo de um dos poucos escritórios modelo (EMAUs), entre 36 ativos no país, vinculados a uma universidade particular.

Os sete dias de evento contam com palestras, oficinas e um mutirão no penúltimo dia. As discussões promovidas pelo seminário abordarão temas de direito à cidade, humanização de espaços, ocupações, intervenções urbanas e melhoria do espaço público.

Embora o evento em si seja direcionando para estudantes de arquitetura, principalmente de membros de EMAUs, o resultado final das discussões do seminário e do mutirão serão de beneficio de toda a sociedade. Assim, a organização está buscando meios virtuais e físicos para a divulgação do evento e de sua campanha de financiamento coletivo no Catarse.

Temática São Paulo

Existe uma dialética na construção da cidade - o desejo por mudanças existe, entretanto sem que se desprenda do modelo de organização movido pelo poder do capital, que trata o espaço urbano como uma grande empresa, ou seja, que visa lucros e para isso dispõem do urbanismo para se promover, superar suas crises e manter-se ativo.

São as mobilizações populares e sociais, não importando se o impacto for em pequena ou grande escala, que buscam diariamente a concretização da produção e do acesso ao espaço coletivo na cidade. Apesar dos movimentos que lutam por direitos negados, grande parte da população ainda não participa ou entende a importância dessas causas, por não perceber como isso as afeta.

Que revolução teria potência frente à cegueira causada por um sistema econômico tão corrompido?

O Seminário Nacional de Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo (SeNEMAU) almeja proporcionar a discussão e produção do espaço participativo – considerando essa cidade de caráter transitório. Um multiplicador capaz de proporcionar mais interatividade com seus componentes espaciais e humanos, criando ambiências mais acessíveis, inseridas realmente em consonância com o lugar e com as pessoas.

Para mais informações sobre o SeNEMAU SP15 acesse a página do evento.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "SeNEMAU SP15 - XIX Seminário Nacional dos Escritórios Modelos de Arquitetura" 08 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763297/senemau-sp15-xix-seminario-nacional-dos-escritorios-modelos-de-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.