O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos, Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

proposta

Competição : Museu Guggenheim Helsinki
Premio : Proposta
Projeto :
Autores : Emerson Vidigal, Eron Costin, Fabio Henrique Faria, João Gabriel Moura Rosa Cordeiro, Martin Kaufer Goic, Dario Corrêa Durce, Bernardo Richter, Fernando Caldeira de Lacerda, Pedro Amin Tavares e Helena Engelhardt Wenzel de Carvalho, Afa Consult , Marcelo Miotto e Priscila Milena Vicentim , 2014, Helsinki, Finlândia

Apresentamos a seguir a proposta do escritórios Estúdio 41 e Arquea Arquitetos para o concurso Museu Guggenheim Helsinki, o maior concurso de arquitetura da história, com 1.715 projetos inscritos. Veja a seguir algumas imagens e a descrição da proposta pelos autores.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos + 19

Dos arquitetos: Um espaço de encontro, cheio de segurança, abrigo e proteção. Um lugar de reunião para a cidade de Helsinque, pensado em sua abundância, como a generosidade característica do povo finlandês e da sua terra. Uma visão metafórica da Finlândia, da sua natureza, suas florestas, sua água, seu clima e seu território, amplo, aberto e democrático.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Para o museu Guggenheim de Helsinque propõe-se uma estrutura espacial diversificada, composta a partir de espaços externos - que promovem a relação entre artefato construído e a cidade -  e de espaços internos - que promovem o percurso museográfico e a descoberta - ambos resultado da apropriação do tecido urbano da cidade e da área portuária.

A fluidez de percursos é uma regra, buscando trabalhar a surpresa do visitante passo a passo, através da variação de escalas entre os volumes.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

A implantação do edifício articula-se construindo uma relação entre três linhas de força, resultantes da geometria da cidade e de sua paisagem urbana. Uma delas é uma reta paralela à Rua Etelaranta, a segunda é a continuidade de perspectiva da Rua Berhardinkatu, e a última é a linha d'água do HelsinqueSouth Harbour.

Quando essas intenções espaciais se cruzam, dentro do lote, resulta um triângulo pitagórico de 90 x 120 x 150 metros. O maior cateto está alinhado com a direção norte-sul, o menor cateto alinha-se com a direção leste oeste e a hipotenusa com a linha d'água.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

O espaço interno do museu se resolve em três volumes: o embasamento, a caixa de exposições e o auditório "black box". A esses volumes acresce-se a caixa triangular que conforma fachadas e cobertura.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Os vazios entre estes elementos volumétricos opacos resultam no átrio principal do museu. seu pé direito elevado - 15 metros - permite flexibilidade nas exposições, organizando e qualificando os espaços de percurso dos usuários. A ideia desse espaço é a da praça coberta, espaço que promove o encontro e as relações humanas. 

Plantas. Image Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos
Plantas. Image Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Ver a galeria completa

Cita: Romullo Baratto. "Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos" 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763288/proposta-para-o-museu-guggenheim-helsinki-estudio-41-plus-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906