Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Apresentamos a seguir a proposta do escritórios Estúdio 41 e Arquea Arquitetos para o concurso Museu Guggenheim Helsinki, o maior concurso de arquitetura da história, com 1.715 projetos inscritos. Veja a seguir algumas imagens e a descrição da proposta pelos autores.

Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos - Mais Imagens+ 14

Dos arquitetos: Um espaço de encontro, cheio de segurança, abrigo e proteção. Um lugar de reunião para a cidade de Helsinque, pensado em sua abundância, como a generosidade característica do povo finlandês e da sua terra. Uma visão metafórica da Finlândia, da sua natureza, suas florestas, sua água, seu clima e seu território, amplo, aberto e democrático.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Para o museu Guggenheim de Helsinque propõe-se uma estrutura espacial diversificada, composta a partir de espaços externos - que promovem a relação entre artefato construído e a cidade - e de espaços internos - que promovem o percurso museográfico e a descoberta - ambos resultado da apropriação do tecido urbano da cidade e da área portuária.

A fluidez de percursos é uma regra, buscando trabalhar a surpresa do visitante passo a passo, através da variação de escalas entre os volumes.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

A implantação do edifício articula-se construindo uma relação entre três linhas de força, resultantes da geometria da cidade e de sua paisagem urbana. Uma delas é uma reta paralela à Rua Etelaranta, a segunda é a continuidade de perspectiva da Rua Berhardinkatu, e a última é a linha d'água do HelsinqueSouth Harbour.

Quando essas intenções espaciais se cruzam, dentro do lote, resulta um triângulo pitagórico de 90 x 120 x 150 metros. O maior cateto está alinhado com a direção norte-sul, o menor cateto alinha-se com a direção leste oeste e a hipotenusa com a linha d'água.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

O espaço interno do museu se resolve em três volumes: o embasamento, a caixa de exposições e o auditório "black box". A esses volumes acresce-se a caixa triangular que conforma fachadas e cobertura.

Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Os vazios entre estes elementos volumétricos opacos resultam no átrio principal do museu. seu pé direito elevado - 15 metros - permite flexibilidade nas exposições, organizando e qualificando os espaços de percurso dos usuários. A ideia desse espaço é a da praça coberta, espaço que promove o encontro e as relações humanas. 

Plantas. Image Cortesia de Estúdio 41 + Arquea Arquitetos

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Proposta para o Museu Guggenheim Helsinki / Estúdio 41 + Arquea Arquitetos" 12 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763288/proposta-para-o-museu-guggenheim-helsinki-estudio-41-plus-arquea-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.