O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa

Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa

Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa
Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa, Cortesia de CIALP
Cortesia de CIALP

O estado indiano de Goa receberá nos dias 17 e 18 de abril o IV Fórum do Conselho Internacional dos Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP), evento que irá marcar a sua integração como membro da organização.

A entrada de Goa, por proposta da Associação dos Arquitectos de Macau, foi aprovada em assembleia-geral do CIALP em 2010, realizada na Região Administrativa Especial. Contudo, a formalização de Goa como membro efetivo - antes apenas observador - só aconteceria aproximadamente dois anos depois.

"Tem um grande significado para nós – CIALP – e também, julgo eu, para os colegas em Goa porque é a integração de fato da Secção de Goa do Instituto Indiano de Arquitectos (IIA)", comentou o vice-presidente do Conselho Diretivo do CIALP, Rui Leão.

Dado que o IIA é uma associação de caráter nacional com departamentos provinciais "foi preciso solicitar ao presidente do IIA que permitisse ao de Goa fazer parte da rede internacional", explicou o arquiteto. Para ele, "a inclusão é muito importante porque, culturalmente, Goa está muito próxima do resto dos países que fazem parte do CIALP e existe uma partilha muito grande de valores de arquitetura, de cultura e da maneira de estar".

A temática do IV Fórum do CIALP não foi ainda definida, mas vai orbitar em torno do tema do Congresso da União Internacional de Arquitetos (UIA) – “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura para o século XXI” – que terá como sede o Rio de Janeiro em 2020.

Rui Leão destacou ainda a "oportunidade" de o fórum e a assembleia-geral do CIALP – em que vão ser eleitos corpos sociais – em Goa coincidir com a reunião do Conselho Executivo do IIA.

Rui Leão tem ainda expectativas elevadas à adesão. "Imagino que o congresso em Goa terá uma grande participação porque contará com a presença de todos os membros de todas as províncias da Índia e, em simultâneo, até a população de arquitetos em Goa que é razoável e a de estudantes, que não é muito grande mas tem significado".

As três edições anteriores dos fóruns do CIALP aconteceram em Fortaleza (Brasil), Sumbe (Angola) e Lisboa (Portugal).

O CIALP, com sede em Lisboa, é parceiro institucional da União Internacional dos Arquitetos (UIA) e observador consultivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Através dos membros associados, reúne cerca de 150.000 profissionais de língua portuguesa, isto é, cerca de 10% dos arquitetos em todo o mundo, segundo dados da organização.

Via Público.pt

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Fórum de Arquitetos de Língua Portuguesa marca integração do estado indiano de Goa" 09 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763283/forum-de-arquitetos-de-lingua-portuguesa-marca-integracao-de-do-estado-indiano-de-goa> ISSN 0719-8906