Casa de Cobre / Charles Rose Architects

Casa de Cobre / Charles Rose Architects - Mais Imagens+ 15

Cortesia de Charles Rose Architects

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre os materiais que compõem esta casa estão o cobre brilhante, chapas metálicas, madeiras de cedro do Alaska e mogno para as esquadrias, além de elementos em bambu, jacarandá e aço inoxidável patinado.

Corte

Nesta casa, um grande anexo e uma reforma compuseram o escopo da intervenção: um volume contemporâneo de dois pavimentos anexo ao volume de três pavimentos de características coloniais. No primeiro pavimento estão a nova cozinha, as salas de jantar e de estar, enquanto que o dormitório do casal, e os escritórios individuais do casal estão no segundo pavimento. A renovação dos espaços com o acréscimo de um anexo cria a sensação de espaços abertos e contemporâneos. 

Cortesia de Charles Rose Architects

Charles Rose Architects dificilmente trabalha com reformas. Neste caso, a casa original era uma caixa em estilo colonial, com uma implantação ruim e uma garagem que ocupava boa parte de um grande jardim. Mesmo assim, possuía seu charme: ambientes aconchegantes e um amplo espaço utilizável. O projeto demandava, em sua essência, o acréscimo de uma casa na casa existente, e a complexidade e o desafio se provaram difíceis de resistir. 

Planta Baixa

Nosso projeto criou uma oportunidade para o anexo com a demolição da garagem e a utilização do espaço de manobra e acesso existente. Essa estratégia ancorou a nova casa na paisagem enquanto garantia que ela não consumisse o valioso espaço verde, apensar de sua grande escala. O aspecto mais desafiador era o de harmonizar estilo e escala. Em termos de estilo, estávamos casando uma casa moderna de cobre e vidro com uma de estilo colonial. Além disso, a integração era intimidante: os pés-direitos altos e os volumes abertos do anexo projetado não alinhavam com os espaços mais comprimidos do volume colonial. 

Cortesia de Charles Rose Architects

Para confrontar o desafio central - de costurar o antigo e o novo - utilizamos estratégias que ocultavam e destacavam as transições. No exterior, revestimos o volume de estilo colonial com placas de cedro. Mantivemos praticamente tudo como estava: as esquadrias se tornaram recuos esculturais, as antigas janelas foram substituídas com panos únicos de vidro. Nos interiores, colocamos um átrio no terceiro pavimento, equipado com seis claraboias, onde o antigo e o novo se encontram. Fizemos desta a entrada formal: as portas da frente conduzem os visitantes para um pequeno vestíbulo que se abre para o átrio. Uma escada metálica e de vidro sobem do pavimento do átrio para o pavimento superior do anexo. Uma segunda escadaria escultural atravessa o átrio e conecta o segundo pavimento do anexo e o volume colonial, destacando o contraste. Uma cortina de vidro percorre o comprimento da cozinha e os espaços de estar, trazendo os jardins para os interiores. A planta baixa é aberta, a escadaria do térreo, a bancada de granito da sala de jantar e a lareira foram projetadas para delimitar as áreas dos ambientes. 

Cortesia de Charles Rose Architects

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa de Cobre / Charles Rose Architects" [Copper House / Charles Rose Architects] 03 Mar 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/763127/casa-de-cobre-charles-rose-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.