O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Falece Tomie Ohtake

Falece Tomie Ohtake

Falece Tomie Ohtake
Falece Tomie Ohtake, © Antonio Milena/ Estadão Conteúdo
© Antonio Milena/ Estadão Conteúdo

Um dos maiores expoentes das artes plásticas no Brasil, Tomie Ohtake, faleceu nesta quinta-feira aos 101 anos de idade. Internada desde 2 de fevereiro no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, devido a uma pneumonia, sofreu uma parada cardíaca neste terça-feira, com seu quadro vindo a se agravar até a manhã de hoje.

Nascida no dia 21 de novembro de 1913 em Kyoto, Japão, Tomie Nakakubo veio ao Brasil em 1936 para visitar seu irmão durante alguns meses, porém, no período em que estava em terras brasileiras, estourou na Ásia a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Impedida de retornar, Tomie permanece no Brasil, onde se casaria com o agrônomo japonês Ushio Ohtake. Em janeiro de 1938 nasce, no bairro da Mooca, Ruy Ohtake, primeiro filho da artista.

Com uma trajetória artística que se inicia em 1952 e perdura até o momento de sua morte, as várias fases da obra de Tomie Ohtake trazem referências do concretismo, porém com um “rigor tipicamente japonês, em especial na forma como constrói as estruturas e linhas dos quadros.”

Embora tenha partido, seu legado continuará vivo nas artes plásticas e na memória da cidade, com o Instituto Tomie Ohtake responsável por difundir e promover seu trabalho.

O velório será realizado amanhã, dia 13 de fevereiro, no Instituto Tomie Ohtake (Rua Coropés n. 88, Pinheiros, São Paulo-SP), de 8:00 às 14:00 horas.

Via Instituto Tomie Ohtake

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Falece Tomie Ohtake" 12 Fev 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/762167/falece-tomie-ohtake> ISSN 0719-8906
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.