O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Brasil
  4. João Filgueiras Lima
  5. 1965
  6. Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)

Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)
Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé), © Joana França
© Joana França

via Disbrave © Joana França © Marcel Gautherot © Acervo João Filgueiras Lima + 21

O conjunto edificado está dividido em três volumes principais distintos. O primeiro é predominantemente horizontal e acompanha o traçado irregular do terreno: a oficina. O segundo volume é vertical: uma torre de escritórios com cinco pavimentos. Os dois volumes estão conectados por meio de corredor externo protegido por uma cobertura plana em concreto. O terceiro volume abriga o posto de gasolina.

via Disbrave
via Disbrave

O volume horizontal tem planta retangular cujo lado maior é cinco vezes e meio mais extenso do que o lado menor. O edifício possui vinte vigas pré-fabricadas compostas por duas abas curvas em concreto. As abas possuem tamanhos distintos cujos os arcos opostos conformam um Y.

© Joana França
© Joana França

As abas maiores medem quase o dobro do tamanho das abas menores. A aba maior sobrepõe a aba menor da viga. A distância entre os eixos entre as duas abas vence dois metros e vinte centímetros de vão. Nas abas menores há esquadrias com caixilhos retangulares fixos cujas aberturas medem quarenta centímetros. Essas aberturas possibilitam a entrada controlada de iluminação natural no recinto.

via Disbrave
via Disbrave

O volume vertical apresenta planta quadrada cujos lados têm a mesma medida que o lado menor do volume horizontal. As faces norte e oeste do volume são protegidas por peças de concreto fixadas através de pinos de aço encaixados nos pilares. Uma escada externa está implantada também na fachada oeste do edifício. A escada está envolta por um volume em concreto cuja planta é composta por dois arcos opostos que juntos conformam o desenho de um olho.

© Acervo João Filgueiras Lima
© Acervo João Filgueiras Lima

O projeto original, de 1965, sofreu duas expansões. Uma por década. A primeira, em 1975, ocorreu quando a antiga torre presente no projeto original foi demolida para dar espaço às novas instalações e ampliação das oficinas, e um bloco foi construído no subsolo com trinta e cinco metros de largura por setenta e cinco metros de comprimento.

via Disbrave
via Disbrave

Em 1985, foi acrescentada uma marquise pré-moldada à empena lateral do volume horizontal, composta por peças pré-fabricadas de seção curva, feita em argamassa armada, com seis metros de comprimento por trinta centímetros de largura. Essas peças estão engastadas em viga tubular de concreto fundida in loco. 

© Joana França
© Joana França

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
João Filgueiras Lima
Escritório
Cita: Audrey Migliani. "Clássicos da Arquitetura: DISBRAVE / João Filgueiras Lima (Lelé)" 28 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761136/classicos-da-arquitetura-disbrave-joao-filgueiras-lima-lele> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.