MVRDV vence concurso para construir torre torcida de vidro em Viena

O escritório MVRDV foi anunciado vencedor de um concurso para projetar uma nova torre "espacialmente flexível", cuja silhueta parece uma ampulheta de vidro torcida, localizada próximo ao famoso gasômetro de Viena. A "Turm mit Taille" [Torre acinturada] de 110 metros de altura foi concebida para minimizar o efeito de sombreamento sobre os edifícios vizinhos e a estação de metrô nas adjacências.

MVRDV vence concurso para construir torre torcida de vidro em Viena - Mais Imagens+ 5

© MVRDV

"O terreno da torre é diretamente adjacente à estação de metrô e a legislação inicialmente restringiu a altura do volume a 75 metros, que deveria ter uma planta trapezoidal", comentou o escritório holandês em um comunicado de imprensa. "O MVRDV propôs um layout quadrado mais compacto e eficiente, o que resultou em um volume mais alto com uma projeção reduzida. A solução era modelar parametricamente os 10 pavimentos mais baixos da torre segundo um movimento de torção, minimizando o sombreamento sobre as fachadas vizinhas."

© MVRDV

"Através dessa operação, uma figura elegante em forma de ampulheta surgiu, respondendo ao seu entorno e abrindo vistas para o gasômetro e o resto da cidade."

Habitação. Imagem © MVRDV

O edifício terá 35.680 m² de espaços flexíveis que poderão acomodar escritórios e habitações, bem como espaços comerciais, restaurantes, cafés e estacionamentos. 

A construção está prevista para iniciar em 2016.

Escritório. Imagem © MVRDV
  • Competição

    Turm mit Taille Competition
  • Prêmio

    Primeiro Lugar
  • Arquitetos

  • Localização

    Gasometers of Vienna, Guglgasse 6, 1110 Viena, Áustria
  • Engenharia estrutural

    Bollinger + Grohmann Ingenieure Wien
  • Consultoria de sustentabilidade

    Energy Design Cody Consulting
  • Área

    35.680 m²
  • Ano do projeto

    2016
  • Fotografias

    MVRDV

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Gasometers of Vienna, Guglgasse 6, 1110 Viena, Áustria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.

Text Message Html

Cita: Rosenfield, Karissa. "MVRDV vence concurso para construir torre torcida de vidro em Viena" [MVRDV to Construct Twisting “Hourglass-Shaped” Tower Near Vienna's Famous Gasometers] 28 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/761053/mvrdv-vence-concurso-para-construir-torre-torcida-de-vidro-em-viena> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.