Ateliermob é nomeado para o Prêmio Iakov Chernikhov

O escritório Ateliermob, com sede em Lisboa, foi nomeado para a 5ª edição do Prémio Iakov Chernikhov. A honraria, que tem como objetivo reconhecer o trabalho das novas gerações de arquitetos, oferece ao vencedor um prêmio no valor de 50 mil euros.

O prêmio é concedido bienalmente desde 2006 pela Fundação Internacional Iakov Chernikhov a arquitetos com menos de 44 anos, visando apoiar a atividade experimental e conceitual das novas gerações.

Nunca antes atribuído a um escritório português, a última edição do prémio da fundação russa havia premiado o Ensamble Studio, de Madri, Espanha.

O ateliê, composto por um grupo de arquitetos com menos de 40 anos, completará em 2015 dez anos de prática profissional. Tiago Saraiva, membro da equipe, indicou que, quando foram informados pela organização do prêmio, foi-lhes pedida uma apresentação completa do trabalho do ateliê, que está sendo preparada e será entregue no dia 31 de janeiro.

Auditório Ribeirinho de Rio de Moinhos. Image © Zoraima de Figueiredo

As atividades do Ateliermob têm como foco a arquitetura e o urbanismo e, a partir de 2010, o desenvolvimento de trabalhos junto a populações carentes de Portugal.

Entre os projetos públicos desenvolvidos pelo escritório estão a Cozinha Comunitária das Terras da Costa, Almada (2012-2014), a Estação de Canoagem de Alvega, Abrantes (2007-2014), e o Auditório Ribeirinho de Rio de Moinhos, Abrantes (2007-2014). O ateliê também foi responsável pela curadoria da exposição "Tanto Mar - Portugueses fora de Portugal", realizada na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (2014).

O anúncio do vencedor da 5ª  edição do Prémio Iakov Chernikhov ainda não tem data definida.

Via RPT

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Ateliermob é nomeado para o Prêmio Iakov Chernikhov" 24 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760923/ateliermob-e-nomeado-para-o-premio-iakov-chernikhov> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.