O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Arqfolium lança concurso internacional “Observatório Natural de Monsanto (NOM)” em Lisboa

Arqfolium lança concurso internacional “Observatório Natural de Monsanto (NOM)” em Lisboa

Arqfolium lança concurso internacional “Observatório Natural de Monsanto (NOM)” em Lisboa
Arqfolium lança concurso internacional “Observatório Natural de Monsanto (NOM)” em Lisboa, Cortesia de Arqfolium
Cortesia de Arqfolium

A Arqfolium é uma organização cultural que propõe concursos para jovens talentos com o objetivo de oferecer aos profissionais uma forma de se mostrarem e confrontarem suas ideias.

Os desafios serão criados com a intenção de mobilizar as pessoas para os problemas incontornáveis das nossas cidades, de uma forma geral e de reflexão abrangente, mas também situações especificas que requerem intervenção imediata, e que a nós, jovens arquitetos e futuros habitantes das cidades, dizem respeito.

OBJETIVO

A Arqfolium procura, através deste concurso de ideias, identificar a melhor proposta de intervenção num dos pontos mais altos da cidade de Lisboa, Portugal - O Parque Florestal de Monsanto - fornecendo as ferramentas necessárias à observação do estado atual das coisas, incentivando ao olhar critico e design criativo, de forma a levantar discussões e temas esquecidos que a todos dizem respeito.

O concurso é aberto a todos os profissionais, estagiários e estudantes da área da arquitetura, e é encorajada a participação de equipas multidisciplinares.

LUGAR

O Parque Florestal de Monsanto situa-se na Serra de Monsanto, Lisboa. O Parque inclui espaços lúdicos que proporcionam aos habitantes e visitantes várias atividades, tais como desportos radicais, caminhadas, atividades ao ar livre, peças de teatro, concertos, feiras, exposições.

Ainda que a floresta densa não seja um local acolhedor para o homem, o seu contraste com a abertura pontual de vistas panorâmicas sobre a cidade, o estuário do Tejo e o oceano Atlântico, fazem do Parque Florestal de Monsanto um local muito atrativo do ponto de vista paisagístico.

Local da Intervenção. Image Cortesia de Arqfolium
Local da Intervenção. Image Cortesia de Arqfolium

ELEMENTOS CHAVE

O objetivo do concurso Observatório Natural de Monsanto (ONM), é a criação de ideias para um projeto no qual as experiências de imersão na natureza do Parque Florestal de Monsanto, e dos pontos de vista únicos sobre a cidade de Lisboa, rio Tejo e oceano, possam ser aprendidas e observadas através de um contato intimo com a natureza.

O aproveitamento do edifício abandonado pré-existente do Restaurante Panorâmico de Monsanto é facultativo, no entanto, e com uma vasta área de intervenção, é incentivada a reflexão acerca da estrutura ali presente. O Observatório Natural de Monsanto (ONM) procura ser uma inovadora referência para a disseminação do conhecimento acerca da diversidade do meio-ambiente natural de Monsanto, proporcionando espaços para atividades educacionais e integradas num meio livre e natural, além de se tornar num ponto de passagem obrigatória num percurso turístico ao longo do Parque Florestal.

Tendo em conta o forte carácter de miradouro característico da cidade de Lisboa, o projeto deverá estabelecer um estreito dialogo com a paisagem e envolvente natural desta situação única, aproveitando o facto de se localizar acima de todo e qualquer miradouro da cidade.

A sustentabilidade e autossuficiência do projeto serão também pontos importantes sujeitos a avaliação. Tratando-se de uma zona de difícil acesso, poderá ser um ponto de partida para uma reflexão acerca da relação entre a área de intervenção do Observatório e o restante Parque Florestal.

O incentivo é o de pensar um espaço que domine a relação visitante/natureza, um espaço que estimule o ecoturismo e convide o publico a aprender sobre a importância de cuidar o ambiente.

PROGRAMA

São indicadas sugestões projetuais que poderão, ou não, ser implementadas, ficando ao critério do participante na concepção do projeto.A possibilidade de fazer referência a qualquer norma vigente é também deixada à discrição do participante, e não faz parte da documentação do concurso.

Apesar de se tratar de um Concurso de ideias, os candidatos deverão ter em conta a exequibilidade das propostas apresentadas, a fim de proporcionar um certo grau de realismo e viabilidade do projeto.

  • Observatório
  • Posto de vigilância
  • Sala Polivalente / Sala exposições
  • Cafetaria / Loja
  • Camping / Dormitório temporário
  • Atividades ao ar livre (aluguel de bicicletas; caminhadas; horta; projeções artísticas, cinema ou teatro ao ar livre e outras atividades)

INSCRIÇÃO

  • Inscrição Especial: de 15/01/2015 a 15/02/2015: 20,00 Euros
  • Inscrição Regular : de 16/02/2015 a 15/03/2015: 25,00 Euros
  • Inscrição extraordinária: de 16/03/2015 a 17/04/2015: 30,00 Euros

Para efetuar o pagamento, o participante deverá contatar a Arqfolium através do endereço e-mail: geral@arqfolium.com

CRONOGRAMA

Cronograma. Image Cortesia de Arqfolium
Cronograma. Image Cortesia de Arqfolium

  • 15 Janeiro 2015– Abertura concurso / inicio inscrições
  • 15 Fevereiro 2015– final do prazo para a Inscrição Especial
  • 16 Fevereiro 2015– Inscrição Regular
  • 15 Março 2015– final do prazo para aInscrição Regular
  • 16 Março 2015– Inscrição Extraordinária
  • 17 Abril 2015– final do prazo para as Inscrições
  • 19 Abril 2015– Entrega dos Projectos
  • 01 Maio 2015– Resultados

 PREMIAÇÃO

Primeiro Lugar
500,00 Euros
Participação num próximo concurso Arqfolium
Troféu
Curso de Formação
Exposição do projeto em galeria
Divulgação

Segundo Lugar
250,00 Euros
Participação num próximo concurso Arqfolium
Troféu
Curso de Formação
Exposição do projeto em galeria
Divulgação

Terceiro Lugar
150,00 Euros
Participação num próximo concurso Arqfolium
Troféu
Curso de Formação
Exposição do projeto em galeria
Divulgação

A Arqfolium garante ainda a exposição e divulgação dos projetos premiados nos canais de todos os nossos parceiros media.

Para mais informações sobre o concurso, por favor acesse a página do Arqfolium.

Sobre este autor
Romullo Baratto
Autor
Cita: Romullo Baratto. "Arqfolium lança concurso internacional “Observatório Natural de Monsanto (NOM)” em Lisboa" 15 Jan 2015. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760385/arqfolium-lanca-concurso-internacional-observatorio-natural-de-monsanto-nom-em-lisboa> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.