Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio.

Wicker Metamorphosis é um dispositivo produtivo para a fabricação de vime, projetado pelo Normal Architecture Studio.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 2 de 27Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 3 de 27Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 4 de 27Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 5 de 27Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Mais Imagens+ 22

Descrição oficial:

0.- As origens desconhecidas do vime

Vime é uma fibra natural que tem sido utilizada desde as civilizações mais antigas: existem indícios de seu uso há mais de 5.000 anos. Hoje, o vime é reconhecido primeiramente por sua utilização em produtos artesanais como cestos, mobiliário e lâmpadas, no entanto, muitas pessoas desconhecem suas origens e o processo de fabricação deste material nobre.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 4 de 27
© Pablo Casals Aguirre

No Chile, o vime tem se concentrado historicamente na cidade de Chimbarongo, tendo o seu pico de produção em meados do século XX. Hoje em dia, como resultado da conversão de terras agrícolas em plantações mais rentáveis, a ignorância das pessoas em relação à arte para produção, falta de materiais inovadores e a ausência de comércio justo, para citar alguns fatores, determina um cenário que está levando ao eventual desaparecimento desta atividade produtiva na localidade.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 9 de 27
© Pablo Casals Aguirre

1. Um dispositivo produtivo como ferramenta de desenvolvimento

Nós propomos um modo de trabalho de baixo custo, capaz de transformar-se em uma ferramenta de desenvolvimento para artesãos e produtores de vime.

Um sistema eficaz de produção de matéria prima é fornecido, através da concentração das várias fases associadas com o processo. Assim, busca-se reduzir os deslocamentos de seus diferentes estágios de produção, proporcionando maior funcionalidade para a produção.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 16 de 27
© Pablo Casals Aguirre

2. A reorganização do pré-existente como princípio construtivo

Um dos princípios de projeto resulta do confronto à um paradoxo definitivo entre o encontro da dimensão do problema e dos recursos disponíveis para a realização da proposta. Durante 2013, postulou-se essa proposta através de fundos públicos; no entanto, o projeto não foi selecionado para financiamento, apesar de seu baixo custo monetário. No entanto, graças à abordagem construtiva inicial e seu baixo custo foi possível de ser materializado.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 19 de 27
© Pablo Casals Aguirre

Naquela época, nós propusemos o princípio do uso de recursos disponíveis no terreno, como o cultivo, processo de produção e o vime, que pode ser dividido entre o natural e o artificial - o manufaturado.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 2 de 27
© Pablo Casals Aguirre

Do Natural: Nós pegamos uma de suas propriedades da cultura, definido pelo crescimento explosivo da fibra natural durante o ano e sua habilidade de preencher espaços vazios através do cultivo.

Do Artificial: Nós resgatamos o processo de produção em várias fases de desenvolvimento. Para este fim, necessitávamos de uma espécie de vala para represamento do vime, uma área para secagem e uma plataforma livre de obstáculos, capaz de realizar os processos de seleção e armazenamento. Deste modo, construímos os elementos fundamentais (plataforma, vala e área de secagem), concentrando toda a cadeia produtiva em um mesmo lugar.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 23 de 27
Planta Anual

3. Corpo Instável / Espaços dinâmicos

Um corpo estático poderia ser definido como um estado de equilíbrio quando as características físicas não se modificam com o tempo, isto é, quando não se deforma e permanece em repouso ou em movimento com velocidade constante. Ao contrário, um corpo instável pode ser definido como aquele que sofre modificações de suas condições e características de maneira contínua.

Deste modo, um corpo instável busca prever através de uma estrutura estática o passar do tempo de maneira dinâmica, e tem como princípio a indeterminação de seus eventos futuros. Busca-se assim conduzir de algum modo as mudanças de tempo e espaço, transitando em diferentes formas geométricas que representam um período determinado.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 13 de 27
© Pablo Casals Aguirre

4. Relógio / Mecanismo

" A arquitetura corresponde ao modo mais sensível de articular o tempo e o espaço." Guilles Ivain 1985.

A proposta busca articular o tempo e o espaço, de maneira a contemplar através de mudanças formais do vime e seus processos, o passar do tempo e sua incidência espacial. Assim como um relógio que através de seus ponteiros busca determinar através de um parâmetro as mudanças que ocorrem na realidade, a proposta busca através de suas diferentes formas geométricas a determinação concreta de diversos períodos sujeitos a espaços com diferentes qualidades.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 27 de 27
Esquema

  5. Fases temporárias traduzidas em diferentes características espaciais

Fase 0: Maio. Corte e Colheita do Vime.
Durante o mês de maio, diferentes pessoas cortam as varas de vime, os amarrando nos denominados "metros".

Fase 1: Maio, Junho e Julho. Colheita e Represamento

No momento do corte da fibra, o vime é disposto em uma espécie de valeta com água, criando uma borda circular. O represamento tem como objetivo o rebrotamento a partir de 3, 4 meses de maneira a colaborar com o processo de descascamento.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 17 de 27
© Pablo Casals Aguirre

Fase 2: Outubro: Rebrotamento do Represamento

Os grupos de vime amarrados brotam mudando sua cor de vermelho à verde. Deste modo as varas cumprem seu processo para passarem a ser descascadas.

Fase 3: Novembro. Descascagem + Secagem

Após o vime ser retirado, é descascado por uma máquina manual. Os vimes são dispostos na área de secagem conformando um quadrado rotacionado em relação à plataforma.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 26 de 27
Esquema

Fase 4: Dezembro e Janeiro. Seleção e Estocagem

Uma vez que estão secas, as varas são selecionadas e reunidas em grupos, que são estocados dentro e fora da plataforma.

Fase 5: Fevereiro - Abril. Crescimento Natural do Cultivo.

À medida que o vime vai crescendo, vai conformando o vazio central do dispositivo determinado pelo limite circular do cultivo.

Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio. - Imagem 7 de 27
© Pablo Casals Aguirre

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Aguilar, Cristian. "Vime Metamorphosis, um dispositivo produtivo projetado pelo Normal Architecture Studio." [Wicker Metamorphosis, a Productive Device by Normal Architecture Studio] 26 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Santiago Pedrotti, Gabriel) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/760371/wicker-metamorphosis-normal-architecture-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.