INTERIORS: Esqueceram de Mim

Interiors é uma revista online dedicada ao cinema e à arquitetura, publicada por Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian. A Interiors é responsável por uma coluna exclusiva para o ArchDaily, na qual analisa e diagrama diversos filmes e sua relação com espaço arquitetônico. Na sua loja oficial é possível encontrar desenhos exclusivos relacionados a este post.

Em seu primeiro trabalho juntos como escritor e diretor, John Hughes e Christopher Columbus produziram Esqueceram de Mim (1990). Este filme de natal é um excelente exemplo de um "filme filmado em casa" - uma casa que se tornou famosa por ser palco das travessuras do seu protagonista.

O filme se passa em torno de Kevin McCallister (Macaulay Culkin), uma criança que se vê, acidentalmente, sozinha em casa depois que sua família sai de férias. Nesta pequena cidade suburbana, sua casa está "marcada" por uma dupla de ladrões que, até o momento, cometeram uma série de roubos exitosos no bairro. Assim, a residência McCalliste se torna um espaço central onde se produz a maior parte da ação no filme.

A produção utilizou uma residência real como cenário. Seu endereço é Avenida Lincoln, 671 em Winnetka, Illinois, ao norte de Chicago. A maioria das cenas internas foram rodadas neste lugar, quase sempre no térreo da residencia, porém vários cômodos foram criados e filmados em um estúdio. A Interiors visitou o lugar em julho de 2014.

Cortesia de INTERIORS Journal

Em termos de desenho de produção, as cores quentes impregnam os espaços interiores. A residência é composta por vermelhos e verdes, aumentando a sensação natalina e enfatizando a ausência da família de Kevin. Os primeiros minutos do filme são muito dinâmicos. O uso da edição, os cortes rápidos e o bloqueio dos atores no primeiro momento, têm como resultado um filme com muita energia. Este ritmo rápido marca um forte contraste com a cena seguinte, onde Kevin se desperta e descobre que está sozinho em casa. A ênfase aqui está no silêncio e no vazio da casa. O filme enfatiza ainda mais a ausência da sua família com a exploração do espaço enquanto Kevin percorre seus dormitórios. Estas cenas são reproduzidas principalmente em planos gerais e nunca mostram o dormitório de Kevin. Neste sentido, Kevin não tem um espaço próprio e não encontra seu lugar dentro da família. Kevin refere-se sempre ao sótão, mas também encontra um lugar em sua casa na árvore.

O filme manifesta o "arquiteto" que existe dentro de Kevin. Durante as cenas seguintes, Kevin elabora uma planta da residência, intitulada "plano de batalha". O desenho mostra as armadilhas planejadas no interior da casa e coincide, surpreendentemente, com a planta real da residência. O dormitório à direita da sala de jantar nunca é utilizado ou mostrado no filme, e por isso, é excluído do desenho de Kevin.

Na nossa planta da Residência McCallister, examinamos a invasão de Harry (Joe Pesci) e Marv (Daniel Stern), mostrando-os na porta dos fundos. A planta conta com uma linha pontilhada que representa as suas rotas, ao longo do invasão; cada vez que são pegos por Kevin, desenhamos suas silhuetas.

Cortesia de INTERIORS Journal

O "plano de batalha" de Kevin é muito arquitetônico, no sentido que ele inventa uma armadilha em cada peça principal ou espaço da residência. Kevin defende seu espaço pessoal com armadilhas que estão localizadas ao redor do perímetro da casa; cada acesso está dificultado: escadas congeladas, a maçaneta da porta principal pegando fogo, coisas embaixo da janela e pregos na escada do sótão. Kevin também antecipa potenciais rotas durante seu plano. Harry e Marv se separam após tentarem entrar pela porta dos fundos, mas o plano final que Kevin preparou se dá ao encontrá-los no hall, subindo as escadas.

O roubo começa com Harry e Marv chegando à residência. Eles tentam entrar pela porta dos fundos que está conectada com a cozinha. Kevin dispara através da porta do cachorro, direcionando-os para rotas separadas. Assim, eles tentam entrar pela porta principal (Harry) e pelo sótão (Marv). Harry não tem êxito por causa das armadilhas preparadas na parte de fora da residência (escadas congeladas e maçaneta incendiada). Enquanto isso, Marv descobre que a porta do sótão está desbloqueada, mas não tem êxito por causa das armadilhas feitas no interior da residência: um ferro de passar que cai pelo duto de lixo e os pregos nas escadas.

O próximo obstáculo que Harry enfrenta é o maçarico deixado na cozinha. Ali ele consegue entrar, depois de forçar a porta. Harry finalmente se reencontra com Kevin quando entra na sala de jantar. Marv entra na casa através da janela da sala de estar. Ele caminha entre os enfeites organizados como uma armadilha que machucam seus pés, já que, teve que deixar seus sapatos e meias no sótão. Isto somente poderia funcionar se um deles tivesse tentado entrar através do sótão, antes da sala de estar, nos mostrando que, na sua maior parte, o plano de Kevin somente funciona se é executado tal como Kevin planejou.

Cortesia de INTERIORS Journal

Estes diagramas, e outros, estão disponíveis para compra na nossa loja oficial.

Interiors é uma revista digital, publicada no dia 15 de cada mês. Nela, os filmes são analisados e diagramados em função do espaço arquitetônico. É dirigida por Mehruss Jon Ahi e Armen Karaoghlanian. Confira nosso site, Issuu e a loja oficial. Siga-nos no Facebook, Twitter e Instagram. Uma versão do artigo sobre este filme também está disponível no Set Collective.

Sobre este autor
Cita: INTERIORS Journal. "INTERIORS: Esqueceram de Mim" [INTERIORS: Home Alone] 03 Jan 2015. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759725/analise-arquitetonica-de-esqueceram-de-mim-por-interiors> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.