Divulgados os vencedores da 52ª Premiação Anual do IAB-RJ e do Prêmio Arquiteto do Amanhã

Os vencedores da 52ª Premiação Anual do IAB-RJ e do Prêmio Arquiteto do Amanhã foram anunciados em um evento que aconteceu nesta sexta-feira, 12 de dezembro, na sede do IAB-RJ. O destaque foi o livro “Conversas Ilustradas — Sergio Rodrigues”, de Ivan de Sá Rezende e Lia Siqueira, que recebeu o prêmio especial e também foi o vencedor da categoria produção teórica.

A obra, lançada em dezembro de 2013, pela Editora +2 Produções e Ipsis, tem 380 páginas e reúne 100 desenhos inéditos de Sérgio Rodrigues, feitos durante as entrevistas para um documentário que Ivan Rezende e Lia Siqueira pretendem lançar. Escrito em primeira pessoa, o livro é divido em cinco partes – Infância, Família, Arquitetura e Design, Mundo e Rio de Janeiro –, que relacionam a vida de Rodrigues aos acontecimentos históricos do país e aos fatos mais marcantes de sua vida e atuação profissional.

O projeto do restaurante Kotobuki, também de Ivan de Sá Rezende e das arquitetas Adriana Lima, Ana Cecilia Sant’Anna, Anna Valente, Dominica Falacio e Patricia Gouvêa, foi premiado na categoria arquitetura de interiores, design, e mobiliário urbano. O Edifício Corujas, dos autores Fernando Fortes, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz (FGMF); e a Casa Daros, de Ernani Freire e Isabel Ballesté, venceram na categoria arquitetura de edificações.

Restaurante Kotobuki. Image Cortesia de IAB-RJ

O júri da 52ª Premiação Anual do IAB-RJ, composto por Fernando Alencar, Aníbal Coutinho e Manoel Ribeiro, concedeu ainda menção honrosa, na categoria arquitetura de edificações, aos trabalhos Capela GN, de Miguel Antônio Pinto Guimarães; Casa das Acácias, de Mônica Paciello Vieira; e Anexo Falco, de Lia Siqueira.

Edifício Corujas. Image Cortesia de IAB-RJ

O trabalho “Entre Rio: Propostas de Reestruturação do ciclo das Águas Urbanas de Botafogo”, de Romulo Guina, recebeu menção honrosa na categoria especial Baía de Guanabara. Criada nesta edição da Premiação Anual do IAB-RJ, a categoria teve como objetivo promover reflexões sobre um novo conceito de requalificação urbana da bacia da baía. Os arquitetos Duarte Vaz Guedes e Silva, Elena Geppetti e Pierre-André Martin receberam menção honrosa, na categoria urbanismo e paisagismo, pelo trabalho Fazenda Três Saltos.

Casa Daros. Image Cortesia de IAB-RJ

A aluna Adriana Zamith Leal Dalmaso, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da PUC-RIO, foi a única premiada no 31º Prêmio Arquiteto do Amanhã. O trabalho “Um novo olhar para arquitetura como infraestrutura”, orientado pelo professor Otávio Leonídio, venceu na categoria urbanismo e paisagismo. Para o júri do prêmio, composto por Ana Petrik, César Jordão e Luis Fernando Valverde, o projeto enfrenta uma questão essencial: projeto e planejamento de infraestrutura.

Capela GN. Image Cortesia de IAB-RJ

Dois trabalhos receberam menção honrosa na categoria arquitetura de edificações: “Fábrica de Arte da Mangueira. Articulações entre corpo e Espaço em um Processo de Experimentação Projetual”, de Vitor Cunha Longo Braz, com orientação de Adriana Mattos, da Universidade Federal Fluminense; e “Parque Habitacional Baronesa do Engenho Novo”, de Gustavo Reis Felizardo, aluno da PUC-Rio, que foi orientado por Vera Hazan. Gabriela Folly de Aguiar, estudante da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), recebeu menção honrosa, na categoria Baía de Guanabara, com o trabalho “Cidade Porosa – O Parque de Ramos”. O trabalho foi orientado pela professora Vera Tângari.

Casa das Acácias. Image Cortesia de IAB-RJ
Anexo Falco. Image Cortesia de IAB-RJ

O IAB-RJ homenageou ainda o secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, e os responsáveis pelo Museu da Maré. Eles receberam o prêmio Personalidade do Ano. O profissional que recebeu a homenagem especial deste ano do Instituto de Arquitetos do Brasil foi Edison Musa.

Via IAB-RJ

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Divulgados os vencedores da 52ª Premiação Anual do IAB-RJ e do Prêmio Arquiteto do Amanhã " 16 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/759080/divulgados-os-vencedores-da-52a-premiacao-anual-do-iab-rj-e-do-premio-arquiteto-do-amanha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.