Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Vitacon Edifício Itaim / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo

Vitacon Edifício Itaim / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 37

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. V_Itaim é um pequeno edifício com 10 apartamentos em São Paulo projetado pelo studio mk27. A simplicidade e a busca por espaços generosos, em uma cuidadosa composição de materiais, orientou o projeto arquitetônico.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A fachada do prédio é feita de concreto armado aparente e de painéis de madeira, concebidos para sombrear os ambientes internos e que podem ser movimentados pelos moradores conforme desejarem. Os usuários podem assim otimizar o conforto térmico dos ambientes dependendo do uso e da incidência do sol. 

Planta Baixa
Planta Baixa

A madeira desses elementos tem um padrão quadriculado, perfurado, que não bloqueia o vento, como os muxarabis árabes, trazidos para a arquitetura brasileira colonial e, mais tarde, usados também pelos modernistas. O resultado dessa solução são espaços com temperatura sempre muito agradáveis.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O concreto aparente remete aos edifícios brutalistas de São Paulo. O material, feito com fôrma de madeira, tem vida própria, “um organismo vivo” – como dizia a arquiteta Lina Bo Bardi, mestre do modernismo brasileiro. A textura das ripas – quando iluminada pelo sol – produz um efeito surpreendente e poético para as grandes empenas.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A versatilidade dos apartamentos possibilita que a planta seja rearranjada segundo as necessidades da família, tanto em um loft totalmente abertos ou um andar com 2 dormitórios. A sala – voltada para leste – tem grandes panos de vidro que aumentam a relação com o exterior. Esse ambiente se integra a uma varanda de 3,00m por 3,70m, como um prolongamento da área de estar dos apartamentos. Um dos elementos de madeira desliza até essa varanda para sombrear o ambiente ou dar maior privacidade ao espaço, sem que se configure qualquer fechamento e mantendo-se assim a sensação de um espaço externo.

Planta Baixa
Planta Baixa

Junto ao grande vão da sala e dos quartos há um núcleo rígido de circulação vertical e serviços. Este núcleo foi posicionado próximo da lateral do edifício para minimizar a interferência de elevadores e escada na planta livre.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Já o térreo fica elevado sobre pilotis, fazendo com que haja também nesse piso grande integração entre o interior e o exterior – o jardim.

Corte
Corte

V_Itaim é um edifício urbano contemporâneo, de apenas 13 andares que, tanto pelo uso dos materiais, como pelas soluções arquitetônicas de planta e fachada, criam uma arquitetura versátil e dinâmica, confortável e funcional para os moradores, com grande integração de espaços e com o exterior.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: São Paulo, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Vitacon Edifício Itaim / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo" [Vitacon Itaim Building / Studio MK27 - Marcio Kogan + Carolina Castroviejo] 10 Dez 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758843/vitacon-edificio-itaim-studio-mk27-marcio-kogan-plus-carolina-castroviejo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.