O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. “Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download

“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download

“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download
“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download, Cortesia de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento
Cortesia de Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

A Fundação João Pinheiro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) lançaram esta semana o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras. Parte da série Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil, ele é composto por uma versão impressa e um site.

Essa base de dados na internet apresenta mais de 200 indicadores sobre renda, educação, demografia, trabalho, habitação e vulnerabilidade para Unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs) – conceito similar ao de “bairro” – de 16 Regiões Metropolitanas do Brasil.

Assim, é possível saber qual era a situação de cada uma das mais de 9 mil UDHs no ano 2000 e o que mudou até 2010. Por exemplo, a ferramenta permite observar e comparar indicadores relativos a áreas como Morumbi (São Paulo, SP), Belvedere (Belo Horizonte, MG), Asa Norte (Brasília, DF) e Gávea (Rio de Janeiro, RJ).

Produzida com base nos Censos Demográficos desses dois anos, a plataforma pode ser acessada aqui. A versão impressa do atlas, por sua vez, traz indicadores de renda, longevidade e educação das 16 Regiões Metropolitanas, além de mapas de todas elas. 

O nível de detalhamento de dados oferecido pelo site proporciona a gestores públicos, acadêmicos e a toda a sociedade uma ferramenta essencial para análise de disparidades intermunicipais e inter-regionais.

As Regiões Metropolitanas analisadas são: Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luis, São Paulo e Vitória.

Baixe aqui o Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras.

Via Ipea PNUD

Cita: Romullo Baratto. "“Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras” disponível para download" 30 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/758165/atlas-do-desenvolvimento-humano-nas-regioes-metropolitanas-brasileiras-disponivel-para-download> ISSN 0719-8906