Exposição sobre o muralista Paulo Werneck em Belo Horizonte

Depois de Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Recife, a exposição Paulo Werneck - muralista brasileiro será inaugurada no dia 15 de novembro no Museu de Arte da Pampulha, em Belo Horizonte. Desenhos originais, imagens de painéis, filmes, documentos e mobiliário compõem a mostra do ilustrador e artista carioca que colaborou com grandes nomes da arquitetura brasileira, como Oscar Niemeyer e os irmãos Roberto.

A chegada da exposição a Belo Horizonte tem um significado especial, já que entre as obras de maior de destaque da carreira de Paulo Werneck (1907-1987) estão os painéis da Igreja São Francisco de Assis e o painel da Casa de Juscelino Kubitschek, hoje Museu JK, na Pampulha, realizadas em 1943. A edição mineira da exposição será a mostra mais completa já realizada sobre o trabalho de Paulo Werneck no Brasil, criando um panorama da evolução da arquitetura moderna no país através dos murais criados pelo artista. Além dos famosos painéis da Pampulha, são obras de Werneck os painéis do Estádio do Maracanã, do Ministério da Fazenda (Rio de Janeiro), do Senado e do Palácio do Itamaraty (Brasília), e da agência do Banco do Brasil no Recife Antigo (Recife), entre outros 300 murais para residências, prédios públicos e comerciais. Seus trabalhos estão expostos a céu aberto, permeando o espaço público de várias cidades brasileiras.

Exposição sobre o muralista Paulo Werneck em Belo Horizonte - Mais Imagens+ 1

Para Claudia Saldanha, curadora da mostra e neta do artista, “Paulo Werneck introduziu o uso do mosaico como complemento a projetos arquitetônicos no Brasil. Em 1942, convidado por Marcelo Roberto, fez seu primeiro painel para o terraço do Instituto de Resseguros do Brasil. Sua longa colaboração com arquitetos modernistas valorizou espaços e empenas de edifícios públicos e residenciais”. 

Os visitantes poderão conferir um total de 150 projetos para painéis em guache sobre papel, documentos, reproduções fotográficas e ilustrações do artista para livros infanto-juvenis como "A Lenda da Carnaubeira" e "Negrinho do Pastoreio". O documentário Paulo Werneck – arte e raiz, dirigido por Paula Saldanha e o vídeo P.W. Pincéis e painéis, de Vivian Ostrovsky, completam a imersão no universo do artista. 

Sobre o artista 

Nascido em Laranjeiras, Rio de Janeiro, em 1907, Paulo Werneck frequentou o Colégio Santo Antônio Maria Zacarias, no Catete, onde conheceu os amigos Marcelo Roberto e Oscar Niemeyer, nos idos de 1914. Exímio desenhista, em 1927 iniciou a carreira com a publicação de ilustrações na revista A Época e tornou-se ilustrador de diversas revistas e jornais do período.

Paulo Werneck com seu mural no Instituto Resseguros, cerca de 1943. Acervo Projeto Paulo Werneck. Cortesia de Projeto Paulo Werneck

Em 1942, a convite dos arquitetos Marcelo e Milton Roberto (do escritório MMM Roberto), Werneck criou o primeiro projeto em mosaico cerâmico: sete painéis para o terraço do Instituto Resseguros do Brasil. Dois anos mais tarde, em 1944, a convite de Oscar Niemeyer, amigo dos tempos de escola e companheiro de militância política, realizou os painéis laterais da Igreja São Francisco de Assis e o painel da Casa de Juscelino Kubitschek, hoje Museu JK, na Pampulha.

Para atender à grande demanda de trabalho, Werneck treinava e contratava assistentes em cada cidade onde erguia suas obras. Buscando alternativas que tornassem mais rápida a execução dos painéis, desenvolveu a aplicação de novos materiais, como a resina e a fórmica. A madeira, o vidro e o cimento também eram alternativas ao mosaico cerâmico e vitrificado. 

Seu ateliê (um abrigo antiaéreo no subsolo de um prédio em Laranjeiras, construído em 1945, durante o curto espaço de tempo em que foram obrigatórios tais abrigos em edifícios familiares) era ponto de encontro de artistas filiados ao Partido Comunista Brasileiro. Ali, Cândido Portinari, Carlos Scliar, Glauco Rodrigues, Israel Pedrosa e Oscar Niemeyer, entre outros, participavam de reuniões em que se discutiam a arte, a arquitetura e a política nacional e internacional. 

A exposição Paulo Werneck – Muralista brasileiro é patrocinada pela Petrobras e ficará aberta à visitação entre os dias 16 de novembro de 2014 e 1 de maio de 2015. 

Exposição Paulo Werneck – muralista brasileiro

  • Local: Museu de Arte da Pampulha (Av. Otacílio Negrão de Lima, 16.585. Pampulha, Belo Horizonte – MG)
  • Abertura: 15 de novembro de 2014
  • Visitação: de 16 de novembro de 2014 a 1 de março de 2015. De terça a domingo, das 9h às 18h30.
  • Entrada gratuita
  • Informações: (31) 3277-7946

  • Título

    Exposição sobre Paulo Werneck em Belo Horizonte
  • Website

  • Organizadores

  • De

    15 de Novembro de 2014 09:01 AM
  • Até

    01 de Março de 2015 06:30 PM
  • Onde

    Museu de Arte da Pampulha
  • Endereço

    Avenida Otacílio Negrão de Lima, 16585 - Pampulha, Belo Horizonte - State of Minas Gerais, Brasil

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Exposição sobre o muralista Paulo Werneck em Belo Horizonte" 12 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/757158/exposicao-sobre-o-muralista-paulo-werneck-em-belo-horizonte> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.