Instalação cria trilha sonora a partir da interação entre humanos e insetos

Dentro do pavilhão de madeira projetado pelo OFL Architecture o termo "ambiente construído" ganha outro significado. Em Wunderbugs, humanos se tornam espectadores do mundo natural ao passo que insetos trabalham em seis ecossistemas esféricos e sensores combinam seus movimentos formando uma teia de dados. Ao entrar no pavilhão os visitantes se transformam em componentes de uma trilha sonora interativa captada por sensoras e transmitida ao espaço, unindo a experiência humana e dos insetos. O projeto foi concebido para a segunda Maker Faire Europe em Roma.

Faça parte da experiência acústica interativa de Wunderbugs, a seguir.

Instalação cria trilha sonora a partir da interação entre humanos e insetos - Mais Imagens+ 8

Cortesia de OFL Architecture

Wunderbugs foi inspirada no desejo de explorar a conexão entre ser humano e natureza. Criado por uma equipe composta por um biólogo, um engenheiro de som, um compositor e um arquiteto, o projeto culminou na união da arquitetura e do design orgânico com uma experiência tátil. 

Cortesia de OFL Architecture

Construída a partir de uma série de painéis de compensado de madeira cortados com uma CNC e com laser, o pavilhão modular ajustável foi projetado para uma instalação flexível. Noventa e dois componentes de quatro lados se combinam para formar a fachada inspirada em Roma antiga, repleta de perfurações circulares para otimizar a luz natural sobre as biosferas em miniatura. O pavilhão é equipado com uma série de sensores de Arduino que detectam a localização, o movimento, a umidade, a temperatura e a intensidade da luz do sol e produzem mudanças em tempo real na trilha sonora. Mudanças no comportamento das pessoas e dos insetos afetam os dados coletados e a trilha, criando uma harmonia entre os ambientes natural e construído.

Cortesia de OFL Architecture
Cortesia de OFL Architecture

Saiba mais sobre a instalação Wunderbugs aqui.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: MacLeod, Finn. "Instalação cria trilha sonora a partir da interação entre humanos e insetos" [Insects and Humans Harmonize in a Symphony of Architectural Sound in this Roman Installation] 29 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756281/instalacao-cria-trilha-sonora-a-partir-da-interacao-entre-humanos-e-insetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.