Chamada de trabalhos para o Congresso Internacional Pluridisciplinar: Proporção (des)harmonias e identidades – PHI

O Congresso Internacional Pluridisciplinar: Proporção (des)harmonias e identidades – PHI - organizado pela Faculdade de Arquitetura a Universidade de Lisboa - propõe uma reflexão pluridisciplinar, aberta a toda a comunidade acadêmica e científica acerca da harmonia e proporção com o intuito de avaliar a pertinência da temática e a sua compreensão nas diversas áreas em que se projeta.

“Tudo o que a natureza dispôs sistematicamente no universo parece, tanto nas suas partes como no conjunto, ter sido determinado e ordenado de acordo com o número, pela previdência e pensamento d’ aquele que criou todas as coisas, porque o modelo estava fixado, como um esboço preliminar para a dominação do número, pré-existente no espírito de deus, criador do mundo, número – ideia puramente imaterial em todos os aspectos mas, ao mesmo tempo, a verdadeira e eterna essência, pelo que, com o número, como em obediência a um plano artístico, foram criadas todas essas coisas, e o tempo, o movimento, os céus, os astros e todos os ciclos de todas as coisas.” Nicomaco de Gérasa

Esta ideia de harmonia é aparentemente transversal a toda a história evidenciando-se na produção intelectual, cultural e artística do homem. Contudo, também não podemos esquecer que a revolução científica do século XVII e a filosofia empirista, que se lhe seguiu, abalaram “talvez para sempre”, como sugeriu o historiador Rudolf Wittkower a propósito das Vilas de Paládio, os valores universais que anteriormente tinham fornecido os fundamentos objetivos dos sistemas de proporção; na ausência desses valores, a arte ficou “condenada” a apoiar-se apenas em princípios subjetivos.

O número, a medida, as construções geométricas, a relação entre dimensões, isto é, a proporção, são expressões de harmonia e ritmo e, mais do que isso, são uma fonte de beleza nas coisas da natureza, como os cristais, as plantas, os animais, mas também os artefatos humanos, como os edifícios e as obras de arte em geral. Esta é uma ideia antiga que corresponde à noção pitagórica de que o mundo é uma criação matemática harmoniosa e que, de modo a participar nessa harmonia, as coisas que fazemos têm de obedecer às mesmas leis matemáticas.

No entanto, a tradição idealista, associada a pensadores alemães como Kant e Hegel, fez com que na modernidade a ideia clássica de harmonia, fundada em regras irredutíveis, tenha sido reinterpretada com frequência. Basta ver como o início do século XX suportou as investigações dos autores que em vários campos da cultura procuraram superar os ideais funcionais, programáticos ou estéticos, impostos pelas correntes de pensamento racionalistas e positivistas, ou ainda como esta ideia foi recuperada por uma nova geração de arquitetos que, no pós-guerra, num contexto de revisionismo crítico do movimento moderno, procurou legitimar as suas investigações formais, para além do ímpeto tecnocrático do modernismo funcionalista, oferecendo a possibilidade de definir uma racionalidade mais profunda do que a que era fornecida simplesmente pela tecnologia. Este empenho em interpretar uma condição contemporânea, através da antiga ideia de harmonia ou proporção, foi exemplificado por Colin Rowe, cujo ensaio “The mathematics of the ideal villa” estabeleceu uma célebre comparação entre a villa foscari, de Paládio, e a villa stein, em Garches, projetada por Le Corbusier na década de 1920.

Assim, tomando como referência o ensaio de Colin Rowe, o evento busca discutir e investigar os aspectos de proporção e harmonia inerentes ao projeto de arquitetura, campo este cada vez mais amplo.

 CRONOGRAMA

  • Prazo para a submissão de artigos completos: 30 de novembro de 2014
  • Prazo de inscrição: 1 a 15 de fevereiro de 2015
  • Data da conferência: 19 a 21 de Março 2015

SUBMISSÃO DE TRABALHOS

  • Requisitos de submissão de resumo e artigo final:
  • Os artigos devem ser originais, não tendo sido apresentados ou publicados previamente em quaisquer outros encontros científicos, e devem obrigatoriamente estar de acordo com o template disponibilizado.
  • Um ficheiro separado deverá incluir um breve curriculum do proponente, com o máximo de 600 caracteres (incluindo espaços).
  • Todos os ficheiros devem estar identificados com o nome do autor e conteúdo (ex: a.silva_paper.doc; a.silva_curriculum.doc)
  • Línguas do congresso e da publicação: português ou inglês.
  • Língua do resumo (abstract) e palavras-chave (keywords): apenas em inglês.
  • Dimensão máxima do resumo: 1.550 caracteres (incluindo espaços) (200 a 220 palavras).
  • Dimensão máxima do artigo: o artigo completo (incluindo resumo, imagens (apenas em tons de cinza), tabelas, gráficos, citações, notas e bibliografia) não deve exceder as 8 páginas formatadas de acordo com o template disponibilizado.
  • Mais informações estão disponíveis no template.
  • Todos os artigos aceites pela comissão científica serão publicados em dvd e/ou livro com ISBN. Todos os participantes receberão uma cópia da publicação durante o congresso.

Para mais informações sobre o Congresso Internacional Pluridisciplinar: Proporção (des)harmonias e identidades – PHI, por favor, acesse a página oficial do evento.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Chamada de trabalhos para o Congresso Internacional Pluridisciplinar: Proporção (des)harmonias e identidades – PHI" 26 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/756160/chamada-de-trabalhos-para-o-congresso-internacional-pluridisciplinar-proporcao-des-harmonias-e-identidades-nil-phi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.