Inscrições abertas para a Architectural Association Visiting School no Rio de Janeiro - Marathon Runaway Sambadrome

O Sambódromo do Rio de Janeiro é um edifício construído na forma de um estádio linear, com 700 metros de comprimento e 13 metros de largura, desenhado por Oscar Niemeyer e construído especificamente com o propósito de abrigar os desfiles das escolas de samba que ocorrem anualmente durante o Carnaval.

Nos 361 dias restantes do ano ele permanece vazio e abandonado, como uma grande e massiva barreira dentro de seu degradado contexto urbano. Renovado em 2012 e agora o futuro local para as disputas de arco e flecha e a chegada da maratona dos Jogos Olímpicos de 2016, bem como acampamento improvisado para os torcedores argentinos na final da Copa do Mundo de futebol, o sambódromo está recebendo nova atenção internacional, mas precisa drasticamente acomodar novos tipos de programas e melhorar sua conexão com o contexto local.

A Architectural Association Visiting School no Rio de Janeiro irá explorar maneiras de intervir internamente e transformar o sambódromo. A equipe de tutores será liderada por Elena Manferdini, do Atelier Manferdini , para ensinar e usar softwares de design computacional e fabricação digital avançada (não é necessária experiência prévia) para gerar transformações iterativas na criação de novas micro-infra-estruturas..

Elena Manferdini, diretora e proprietária do Atelier Manferdini, tem mais de quinze anos de experiência em arquitetura, arte, design e educação. Ela é licenciada em engenharia na Itália e arquitetura na Suíça. Recebeu sua graduação como engenheira pela Universidade de Engenharia Civil em Bologna, Itália, e o mestrado em Arquitetura e Design Urbano pela University of California in Los Angeles (UCLA).       

O Atelier Manferdini, realizou trabalhos de arte e projetos de arquitetura nos Estados Unidos, Europa e Ásia. Dentre os notáveis projetos do escritório estão o Pavilhão para o Museu de Arte Contemporânea de Los Angeles; Bianca, um grande barco de três andares no Japão; e uma série de renovações em design de interiores em Los Angeles. O trabalho de Elena Manferdini foi exibido internacionalmente em livros, artigos e revistas especializadas. Ela foi destaque em diversas publicações: Domus, New York Times, Elle, Vogue, ID, Icon, Form, Contemporary, Metropolis e Architectural Design, são alguns dos exemplos selecionados. Em 2013 uma monografia sobre o trabalho do escritório foi publicada pela Equalbooks.

Elena, atualmente, leciona no Southern California Institute of Architecture (SCI-Arc) e é coordenadora do programa de tese de licenciatura. Ela frequentemente ministra palestras e seu trabalho tem sido exibido internacionalmente tanto na arquitetura quanto em museus de arte. Alguns dos exemplos selecionados são LACMA e MOCA em Los Angeles, MAXXI em Roma e MAK center em Vienna. Em 2006, Sra. Manferdini foi convidada para criar o design do West Coast Pavilion representando os Estados Unidos na Bienal de Pequim, no Chinese Millennium Museum. Em 2008 e 2010, ela foi curadora da sessão da West Coast USA na exposição da Bienal de Pequim. Ela tem palestrado amplamente, inclusive no MIT, Princeton, GSD, UCLA, USC, UIC, UCB, Seika University, Tsinghua University e na Bauhaus.

Habilidades Computacionais e de Fabricação

O workshop vai ensinar técnicas avançadas de design computacional. Uma série de modelos físicos serão construídos usando técnicas de fabricação digital, como corte a laser e prototipagem rápida, que serão ministrados durante o workshop. Não é necessário experiência prévia em design ou fabricação digital.

  • Local: Centro Carioca de Design - Praça Tiradentes 48, Rio de Janeiro
  • Data: 10 a 18 de Janeiro de 2015

Para inscrições e mais informações sobre o programa AA Rio Visiting School visite o site ou contate brazilvisitingschool@aaschool.ac.uk, ou visitingschool@aaschool.ac.uk, ou +55 11 3062 3522.

Sobre a Architectural Association

A Architectural Association, também conhecida como AA, é uma das instituições de ensino mais tradicionais da Inglaterra. Seu intuito não é lecionar Arquitetura como a conhecemos, mas sim criar condições para novas formas de ensino, prática e, sobretudo, pensamento e aprendizado. Devido ao seu intenso programa de exposições, palestras e publicações e a seus renomados professores a escola atingiu uma excepcional visibilidade no cenário da arquitetura contemporânea. Na instituição estudaram profissionais como Rem Koolhaas, Zaha Hadid, Peter Cook, Steven Holl, Kenneth Frampton e Richard Rogers.

Sobre o programa Visiting School

A Architectural Association organiza workshops de projeto espalhados pelo mundo e esta será a décima primeira vez que o Brasil receberá o programa. A última edição no Rio de Janeiro explorou novas maneiras de intervir nas estruturas do padrão FIFA, propondo novos programas públicos que deixassem legados relevantes para a população local após a realização da Copa do Mundo.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Inscrições abertas para a Architectural Association Visiting School no Rio de Janeiro - Marathon Runaway Sambadrome" 05 Nov 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755877/inscricoes-abertas-para-a-architectural-association-visiting-school-no-rio-de-janeiro-marathon-runaway-sambadrome> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.