XI Semana Viver Metrópole na FAU Mackenzie

Organizada anualmente pelo Diretório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, a Semana Viver Metrópole é uma plataforma para a promoção de atividades e discussões abertas à sociedade sobre arquitetura, urbanismo, arte, cultura e educação.

Neste ano, ao completar uma década de maturidade, a Semana conta com uma programação abrangente e de grande pertinência ao contexto sócio-político da maior metrópole do país. Mais de de 150 colaboradores, entre estudantes, professores, arquitetos, e membros da sociedade foram mobilizados, e juntos construirão o evento deste ano.

Serão objeto de debate os assuntos que têm instigado os cidadãos e que indicam uma mudança de paradigma na metrópole, são eles: Mobilidade, envolvendo principalmente o plano de ciclovias para a cidade, o Elevado Costa e Silva, o Minhocão, que tem polarizado opiniões de uma forma que não se via há anos, o Largo da Batata, que almeja passar de território a lugar, e as próprias diretrizes do Novo Plano Diretor que vão orientar o crescimento da cidade pelos próximos 16 anos. Habitação será debatida neste ano através da ótica dos grupos de Ocupação, Ouvidor 63 e Casa Amarela. Também nesta seção, mesas sobre urbanização de favelas buscarão o entendimento sobre a cidade informal, e as qualidades e limitações que deste tecido fazem parte.

Ansiosa pelo futuro da metrópole, nesta edição a organização do evento reuniu as práticas emergentes que têm se destacado por apresentar uma visão além do status quo. Compartilharão seu ponto de vista, 23 Sul, AR Arquitetos, Tacoa Arquitetos, Eiji Hayakawa Architects, Metro Arquitetos, Arquitetos Associados, MAAM+studioparalelo, Jacobsen Arquitetura, entre outros. Escritórios estabelecidos há algumas décadas foram convidadas a abrir as portas de seu studios para estudantes. Participam dessa visita, Isay Weinfeld, MK27, Andrade Morettin e SPBR.

Programação. Image Cortesia de Diretório da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie

Nesta inédita colaboração com o ENANPARQ 2014, o Encontro Nacional da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, farão parte deste ciclo de palestras o arquiteto francês David Mangin, o chileno Horacio Torrent, o francês Christian Topalov, a espanhola Maria Teresa Perez Cano e o inglês Paul Appleton.

A participação colaborativa e interdisciplinar de profissionais como a dos fotógrafos Klaus Mitteldorf, Leonardo Finotti, Pedro Kok, Gabriel Kogan e Irmãos Guerra dão um novo enfoque às temáticas recorrentes.

Relativo às mudanças no ensino da arquitetura no Brasil, o debate sobre Movimento Estudantil, sobre as mudanças em relação ao ENADE e a exibição pela primeira vez em São Paulo do filme Archiculture abrirão uma série de indagações sobre o futuro de nossa arquitetura.

Para a abertura da XI Semana Viver Metrópole foi convidado o escritório argentino AFT Arquitectos de Alfredo Tapia, Gastón Atelman e Martín Fourcade, para compartilhar o percurso da arquitetura contemporânea no país vizinho e, através de suas obras - dentre elas o Museo Malba, e a Bodega Navarro Correas -, nos contextualizar e conectar ao progresso coletivo da América Latina.

Para mais informações sobre a extensa e rica programação da XI Semana Viver Metrópole e sobre como participar das atividades, por favor, acesse a página oficial do evento.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "XI Semana Viver Metrópole na FAU Mackenzie " 16 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755397/xi-semana-viver-metropole-na-fau-mackenzie> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.