O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Reino Unido
  5. Gia Wolff
  6. 2014
  7. Gia Wolff transforma o Tate Modern através de uma intervenção com cordas

Gia Wolff transforma o Tate Modern através de uma intervenção com cordas

Gia Wolff transforma o Tate Modern através de uma intervenção com cordas
Gia Wolff transforma o Tate Modern através de uma intervenção com cordas, © Gia Wolff
© Gia Wolff

Descrição enviada pela equipe de projeto. O que acontece quando uma designers decide transformar um clássico de Herzog & de Meuron em um espaço de carnaval? É precisamente isso que aconteceu quando a arquiteta Gia Wolff foi chamada para criar uma instalação - parte da qual funcionava também como espaço de apresentações - para a peça Up Hill Down Hall: An Indoor Carnival, que aconteceu no Turbine Hall do Tate Modern.

© Gia Wolff © Gia Wolff © John Hartmann (Freecell Architecture) © John Hartmann (Freecell Architecture) + 16

© Gia Wolff
© Gia Wolff

Da arquiteta:

Uma Cobertura [Canopy] de cordas desconstruída transforma o espaço arquitetônico do Turbine Hall de Herzog & de Meuron em um espaço de carnaval semelhante ao Sambódromo de Oscar Niemeyer no Rio de Janeiro.

© Gia Wolff
© Gia Wolff

Canopy, foi uma instalação monumental sem precedentes realizada como parte da peça Up Hill Down Hall: An Indoor Carnival, que teve curadoria de Claire Tancons e foi realizada no Turbine Hall do Tate Modern. Nas palavras da curadora Tancons, a peça "aborda o Carnaval como um ritual de resistência, festival da alteridade e arte performática, e com o Carnaval de Notting Hill, especificamente, como um lugar de contestação a partir do qual se refletem as noções de espaço público, performance e participação", tudo isso situado sob a instalação Canopy.

© Gia Wolff
© Gia Wolff

Como forma de reforçar a natureza processual do Turbine Hall, mais de 1.600 metros de cordas vermelhas, feitas à mão, foram suspensas de um lado a outro do hall. As cordas atraiam os membros da audiência para o espaço de dimensões urbanas e guiavam-nos através dos artistas.

© John Hartmann (Freecell Architecture)
© John Hartmann (Freecell Architecture)

No ponto mais baixo da curvatura natural de Canopy as cordas tomavam direções distintas, entrelaçando a passarela por cima e por baixo, trazendo o público para dentro da instalação, literalmente.

© John Hartmann (Freecell Architecture)
© John Hartmann (Freecell Architecture)

Durante parte da apresentação, as pequenas cortas que suspendiam as maiores e avermelhadas eram controladas por dispositivos e moviam-se, erguendo e baixando as cordas vermelhas em harmonia com a peça que acontecia abaixo.

A peça contou com a colaboração dos trabalhos Give and Take, feito por Hew Locke para uma disciplina na Central Saint Martin, The Sky is Dancing e a sonoplastia por Dubmorphology.

© John Hartmann (Freecell Architecture)
© John Hartmann (Freecell Architecture)

Essa instalação foi uma oportunidade única para explorar ideias espaciais e performáticas em conjunto com descobertas feitas através do projeto de pesquisa em andamento intitulado Floating City: The Community-Based Architecture of Parade Floats, premiado com o Harvard GSD Wheelwright Prize 2013.

  • Arquitetos

  • Localização

    Tate Modern, Londres SE1, Reino Unido
  • Arquiteto responsável

    Gia Wolff
  • Curadora convidada

    Claire Tancons
  • Equipe curatorial

    Catherine Wood, Curator, Contemporary Art and Performance, Tate and Capucine Perrot, Assistant Curator, Tate Modern
  • Engenharia

    Scott Hughes of Robert Silman Associates
  • Controlador das cordas

    Andrea Herrada
  • Performance das cordas

    Andrea Herrada, students from Central St. Martin’s, and Tate Volunteers
  • Rope Splicing

    Joe Taylor of Ropeloft, UK
  • Rope Rigging

    Nick Brown of Balckout, UK
  • Ano do projeto

    2014
  • Fotografias

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Gia Wolff transforma o Tate Modern através de uma intervenção com cordas" [Gia Wolff Transforms the Tate Modern with Canopy of Ropes] 18 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755376/gia-wolff-transforma-o-tate-modern-atraves-de-uma-intervencao-com-cordas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.