Desenhos dos Hôtels Particuliers de Paris

A partir do dia 18 de outubro a Tchoban Foundation exibirá 65 obras de arte sobre os edifícios de Hôtel Particulier - prestigiosas mansões construídas na primeira metade do século XVIII e que caracterizam ainda hoje parte da arquitetura parisiense - numa exposição intitulada “Lʼhôtel particulier à Paris.” Após Sergei Tchoban, arquiteto e fundador da Tchoban Foundation for Architectural Drawing, ter mostrado sua coleção de 24 desenhos na École des Beaux-Arts em 2011, as duas instituições continuam sua colaboração, porém, desta vez, a seleção de obras de Paris será exibida em Berlim.

As fachadas, cortes e plantas desenhadas à mão mostradas na exposição são parte de uma grande coleção da École Nationale Supérieure des Beaux-Arts, uma instituição internacionalmente reconhecida tanto por seu monumental edifício sede como pelos padrões que estabelece ao ensino da arquitetura.

Jean-Michel Chevotet. Hôtel Chanac de Pompadour, hoje a Embaixada Suíça. Fachada interna do jardim. Imagem © bpk – Bildagentur für Kunst, Kultur und Geschichte

A coleção da École é um verdadeiro tesouro de desenhos produzidos à mão, rivalizando em quantidade e qualidade apenas com o acervo do Louvre. Os impressionantes desenhos em papel abrangem desde a Renascença até os dias de hoje, apresentando lado a lado mestres como Leonardo da Vinci, Raphael, Rubens, Poussin e Bucher.

Pierre-Charles Prévotel. Hôtel de Belle-Isle. Fachada interna de uma das alas, corte do edifício principal e fachada que leva ao terraço. 1721. Imagem © bpk – Bildagentur für Kunst, Kultur und Geschichte

Os desenhos exibidos são projetos para as chapas de impressão de "L’Architecture Françoise". Os três volumes, publicados entre 1727 e 1732 por Jean Mariette, tinham como objetivo impressionar toda a Europa com a excelência arquitetônica da França. O renomado empresário e editor parisiense Jean Mariette contratou os jovens arquitetos Jean Michel Chevotet e Pierre-Charles Prevotel para retratar os edifícios a partir de vários pontos de vista. Os desenhos foram executados segundo um padrão preciso e detalhado que representavam convincentemente o espírito, a ousadia e a decoração de cada edifício.

Os Hôtels Particuliers foram construídos pelos maiores arquitetos de seu tempo, Germain Boffrand e Jules Hardouin-Marsart em particular. A nobreza francesa recorria a eles para que projetassem suas residências, que se localizavam principalmente no 7° Arrondissement. Hoje, estas grandes construções abrigam alguns ministérios e embaixadas.

Anônimo. Hôtel Peyrenc de Moras, hoje o MUseu Rodin. Fachada interna. Imagem © bpk – Bildagentur für Kunst, Kultur und Geschichte

A exposição tem curadoria de Emmanuelle Brugerolles, Curadora Chefe do Departamento de Desenhos da École des Beaux-Arts, e permanecerá aberta até 15 de fevereiro de 2015. Um catálogo com contribuições de Emmanuelle Brugerolles e Alexandre Gady - historiador de arquitetura e professor da Sorbonne - acompanhará a exposição.

Saiba mais sobre a exposição aqui.

Via Tchoban Foundation Museum for Architectural Drawing.

Sobre este autor
Cita: Rosenfield, Karissa. "Desenhos dos Hôtels Particuliers de Paris" [The Parisian Hôtel Particulier in Drawings] 14 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755126/desenhos-dos-hotels-particuliers-de-paris> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.