Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

adjkm divulga projeto final da Sinfônica de Caracas

adjkm divulga projeto final da Sinfônica de Caracas

Em 2011 o escritório adjkm venceu um concurso internacional de projeto para o CASMSB (Complejo de Acción Social por la Música Simón Bolívar) em Caracas. Agora, quase quatro anos depois, o escritório venezuelano divulgou as atualizações do projeto para a Sinfônica de Caracas e se prepara a o início das obras no final deste ano.

O edifício faz parte do projeto El Sistema, um programa internacionalmente reconhecido fundado na premissa de que a prática musical pode criar grandes músicos e alterar completamente as vidas de crianças que nasceram em circunstâncias extremamente pobres.

CASMSB - Vista do parque. Imagem © adjkm
CASMSB - Vista do parque. Imagem © adjkm

Operando de acordo com os valores de El Sistema de incorrer o desenvolvimento cultural como um dispositivo para iniciar a integração social e profissional, a Sinfônica de Caracas se localizará na porção norte do Parque Los Caobos, complementando as estruturas já existentes no Amador Bendayán Boulevard, no coração cultural de Caracas. O contexto urbano é celebrado como uma ligação social dentro de um denso programa cultural.

CASMSB - Praça. Imagem © adjkm
CASMSB - Praça. Imagem © adjkm
CASMSB - Acesso. Imagem © adjkm
CASMSB - Acesso. Imagem © adjkm

O complexo será composto por duas partes distintas: o conservatório de música e as salas de concerto. O conservatório, um bloco compacto enterrado, contará com diversas salas de ensaio que, por estarem imersos no solo, apresentam um caráter mais privado e íntimo, permitindo uma conexão mais profunda entre o músico e sua música.

CASMSB - Corte 2. Imagem © adjkm
CASMSB - Corte 2. Imagem © adjkm

Acima da praça, as salas de concerto se apresentam como um único bloco leve e suspenso. Cada uma das três salas recebe um tratamento único para oferecer uma ampla gama de características acústicas e responder às necessidades específicas das várias orquestras. A primeira sala emprega uma estratégia modular para acomodar as maiores orquestras de El Sistema, com capacidade para 400 músicos, um coral de 200 pessoas e 1.900 espectadores. A segunda sala apresenta 1.300 assentos e acomoda 200 músicos e 400 pessoas no coral. A terceira sala, por sua vez, é notadamente experimental e oferece um ambiente adequado para orquestras alternativas que exploram a salsa, rock sinfônico e música venezuelana. Esta terceira sala tem capacidade para 500 espectadores.

CASMSB - Sala A. Imagem © adjkm
CASMSB - Sala A. Imagem © adjkm
CASMSB - Sala B. Imagem © adjkm
CASMSB - Sala B. Imagem © adjkm
CASMSB - Sala experimental. Imagem © adjkm
CASMSB - Sala experimental. Imagem © adjkm

Administração, alojamento dos músicos, refeitório, cafeteria, centro multimídia e vagas de estacionamento também estão incluídos no programa.

  • Arquitetos

  • Arquietetos responsáveis

    Alejandro Méndez, Daniel Otero, Khristian Ceballos, Mawarí Núñez
  • Gestor de projeto

    Javier Mogollón
  • Equipe de projeto

    Mariana Lugo, María Leonor Cordero, Abel Piñate, Fernando Sánchez, Silvia Caradonna and Yoryelina Moreno
  • Colaboradores

    Franedward Moreno, María Eugenia Duarte, Fedora Dasilva, Astrid Safina, Odelis Lozada, Charlotte Serna, Johana Arias, Nicole Calderón, Gaelle Smits, Maria Daniela Ceballo, Lino Cáceres, Josymar Rodríguez and Verónica Hoffmann
  • Projeto paramétrico

    Tomás Méndez
  • Coordenadore de equipe

    Alejandro Dappo, Felipe Montemayor, Juan Cristóbal Montemayor and Jaime Santos
  • Acústica

    Nagata Acoustics
  • Consultor de teatro

    dUCKS scéno
  • Estruturas

    Salvador Safina and Andrés Otero
  • Equipe de projeto, competição (2010)

    Alejandro Méndez, Daniel Otero, Jean-Marc Rio, Khristian Ceballos and Mawarí Núñez
  • Colaboradores, competição (2010)

    José Castillo, Gabriel Castro, Nicolás Delevaux, Yuan Jiang, Gilles Lefevre, Sophie Merle, Panovi Núñez, Jorge Núñez, Javier Otero, Gregoire Plasson, Bertrand Renaudin y Paulo Rezende and RSI Studio
  • Área

    530.00,0 m²
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Quddus, Sadia. "adjkm divulga projeto final da Sinfônica de Caracas" [adjkm's Releases Final Design for Caracas Symphony] 12 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/755048/adjkm-divulga-projeto-final-da-sinfonica-de-caracas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.