O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Concursos
  3. Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil

Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil

Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil
Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil , Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán

Arquideas convidou estudantes de arquitetura e jovens arquitetos a participar do concurso de ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA), que buscava soluções para a criação de um centro de aprendizagem e observação do ecossistema através do contato íntimo com a natureza em uma das regiões de maior biodiversidade do mundo: a Amazônia.

A seguir, apresentamos NOA SEAL, a proposta de Aida Salán premiada com o terceiro lugar no concurso internacional.

Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán

Da arquiteta: ao planejar pela primeira vez um observatório em um ambiente como a Amazônia, me dei conta de que o termo "observar" seria pouco para este caso. Assim, NOA SEAL não é um simples observatório. NOA SEAL é um laboratório onde não apenas se observa, mas também se descobre, estuda e experimenta com o exterior. O edifício será uma cápsula de reconhecimento do terreno, uma ferramenta, não será um fim, mas um meio, uma máquina.

Após estudar a região da Amazônia, percebi que, por sua imensidão, é impossível escolher a coordenada exata para a localização do NOA SEAL. Assim, a proposta é uma cápsula que não é definida por uma localização concreta. É isso que dá nome ao NOA SEAL LAB - Natural Observatory Amazon - SEa Air Land - LABoratory. A cápsula terá seu desenho alterado de acordo com as características específicas de onde se localizar.

Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán

Quando estudei as generalidades e algumas particularidades do Amazonas, dividi e simplifiquei em três grandes grupos segundo as diferenças e características ambientais. Feita com materiais leves e flexíveis, a localização da cápsula será escolhida pelo usuário que poderá mudar segundo as necessidades momentâneas.

NOA SEAL LAB terá duas partes diferenciadas por seus materiais e sua metodologia construtiva: a primeira fase de construção é a instalação de três grandes apoios verticais atirantados por cabos de aço que sustentarão a cápsula. A parte superior será um módulo rígido estruturado por nervuras de aço que assegurarão a resistência e onde se prendem os cabos de aço que sustentarão a cápsula.

Estrutura. Cortesia de Aida Salán
Estrutura. Cortesia de Aida Salán

A parte inferior da cápsula é um módulo suspenso revestido por uma envolvente inflável. Essa estrutura será composta por uma malha tridimensional que dará resistência à estrutura inflável.

Uma das intenções desse projeto é que os ecossistemas da Amazônia não sejam alterados por uma arquitetura no nível do solo. Através da criação desses postos tem-se uma vista privilegiada da natureza, não apenas pela altura, mas porque a fauna e flora podem continuar a se desenvolver ao redor da estrutura.

O processo construtivo nos permite chegar a zonas remotas e construir a estrutura quase que instantaneamente nos lugares desejados.

Cortesia de Aida Salán
Cortesia de Aida Salán
  • Concurso

    Concurso Arquideas Nature Observatory of Amazonia (NOA América do Sul))
  • Prêmio

    Terceiro Lugar
  • Arquiteta

  • Localização

    Amazonas, Brasil
  • Ano do projeto

    2014

Ver a galeria completa

Cita: Valencia, Nicolás. "Terceiro Lugar no Concurso de Ideias Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil " [Tercer Lugar en Concurso de Ideas Nature Observatory of Amazonia (NOA) / Brasil ] 11 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Romullo Baratto) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734256/terceiro-lugar-no-concurso-de-ideias-nature-observatory-of-amazonia-noa-brasil> ISSN 0719-8906