Arte e Arquitetura: O fotógrafo Menno Aden captura pequenos espaços de vida com câmeras instaladas em seus tetos

O fotógrafo Menno Aden começou sua carreira fotografando os dormitórios de seus amigos em Berlim, uma cidade conhecida pela vida modesta, aluguéis baratos e apartamentos muito pequenos. Inspirado pelas vidas e pelos pertences dispersos de seus companheiros desenvolveu a série Room Portraits, como uma nova maneira de retratar às pessoas e suas formas de habitar o espaço reduzido. Mais fotografias e informações, a seguir.

Arte e Arquitetura: O fotógrafo Menno Aden captura pequenos espaços de vida com câmeras instaladas em seus tetos - Mais Imagens+ 2

Através desta nova perspectiva, as fotografias de Aden conseguem capturar a personalidade e a essência dos habitantes de cada dormitório, mesmo que sejam desconhecidos. O fotógrafo utiliza tripés e outros métodos para alcançar a altura adequada, e possui uma grande lente angular para capturar o ambiente em sua totalidade.

© Menno Aden

A perspectiva transforma as plantas dos espaços em vistas tridimensionais. Traduzidas a fotografias expostas numa galeria, a imagem resultante pode ser desorientadora, traindo num primeiro momento sua identidade como dormitórios ou salas de estar.

© Menno Aden

As camas desfeitas aparecem como manchas de cores, os tapetes e os pisos como uma trama de fundo, os móveis e os objetos como figuras geométricas. Mesmo que os elementos pessoais de cada residente estejam presentes, a perspectiva cria uma desconexão, fazendo que cada coisa faça parte de um total no lugar de um objeto específico e isolado.

© Menno Aden

A vista aérea trai a limpeza de um dormitório. As superfícies atuam como um espaço negativo, inclusive o ambiente mais caótico parece de alguma maneira organizado. O trabalho de Aden mistura os planos da planta com o retrato, mostrando a beleza da vida num espaço pequeno convertido numa obra de arte.

© Menno Aden

Para ver mais fotografias desta série, acesse o seguinte link.

Via Inhabitat

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Franco, José Tomás. "Arte e Arquitetura: O fotógrafo Menno Aden captura pequenos espaços de vida com câmeras instaladas em seus tetos" [Arte y Arquitectura: El fotógrafo Menno Aden captura pequeños espacios de vida con cámaras instaladas en sus techos] 12 Out 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/734151/arte-e-arquitetura-o-fotografo-menno-aden-captura-pequenos-espacos-de-vida-com-cameras-instaladas-em-seus-tetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.