Complexo Multiuso / FGMF

Complexo Multiuso  / FGMF - Fachada
Cortesia de FGMF

Prêmio AsBEA 2012 . O projeto recebeu menção na categoria: edifícios de serviços.

Complexo Multiuso  / FGMF - Fachada, Janela
Cortesia de FGMF

A proposta do Complexo Multiuso pretende criar uma nova referência de arquitetura para a região e um novo destino na cidade. Agregando três diferentes usos – varejo, lajes corporativas e escritórios modulares – o edifício cria um marco na paisagem, valoriza o entorno e estabelece um novo destino comercial. 

Complexo Multiuso  / FGMF - Fachada, Jardim, Aido
Cortesia de FGMF

O desenho arrojado enfatiza os espaços abertos públicos e privados que são elementos estruturadores da proposta. Assim, delineia-se um espaço atraente e aberto para a via local, isolado do barulho da via expressa, capaz de atrair pedestres e motoristas a conhecer a praça abraçada pelo edifício. Ao mesmo tempo, um sistema gradual de permeabilidade em torno de lojas e espaços de estar tira proveito do importante fluxo de pedestres, atualmente concentrado na passagem em servidão que liga avia expressa às atividades da via local, e o potencializa. 

Complexo Multiuso  / FGMF - Fachada
Cortesia de FGMF

Além da permeabilidade desejada e da configuração de uma praça central, a compreensão dos diferentes usos, aliada à interpretação da legislação local, determinam a geometria do edifício. Ao invés de segregá-las em torres estanques, é justamente na sobreposição de ‘camadas’ de diferente natureza que se forma a coesão desejada para o complexo.

  • Architects

  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

    Courtesy of FGMF

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Victor Delaqua. "Complexo Multiuso / FGMF" 21 Jan 2013. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/704461/complexo-multiuso-slash-fgmf-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.