Chamada de trabalhos para o “Segundo Congresso Internacional de Arquitetura e Gênero: Matrizes”

O Segundo Congresso Internacional de Arquitetura e Gênero abordará o tema Matrizes. Este conceito abrange múltiplas definições, todas inclusivas por natureza. Matrizes são lugares onde coisas nascem, modelos ou padrões que moldam formações e podem ainda reinventar um contexto. Tais imagens servem a abordagem dos atuais padrões de transformação no âmbito do tema Arquitetura e Gênero.

Convidam-se investigadores, docentes, profissionais e doutorandos, nos campos da arquitetura, do desenho urbano, da história da arquitetura e áreas afins – tais como a sociologia, a geografia e a antropologia –, a apresentarem as suas perspectivas sobre transformações nos padrões relativos ao tema Arquitetura e Gênero enquadradas nos quatro seguintes tópicos: Práticas, Academia, Histórias, Dados.

PRÁTICAS

A prática arquitetônica sofre mudanças contínuas devido a diversas variáveis. Será possível relacionar transformações na prática com o número crescente de mulheres arquitetas profissionalmente ativas por todo o mundo? Que questões serão mais evidentes nas aproximações recentes ao gênero na arquitetura? Estaremos a assistir a uma transição no desenho urbano e na prática arquitetônica devido à influência dos estudos em gênero? Haverá modelos alternativos de colaboração profissional entre homens e mulheres na prática arquitetônica?

ACADEMIA

As mulheres estão se tornando a maioria na academia e, a um ritmo mais lento, nas escolas de arquitetura. Como se refletirá este fenômeno na produção de pesquisas? Estarão os projetos relacionados com o gênero florescendo nas escolas de arquitetura? Estarão as escolas adaptando estratégias de ensino em função desta realidade?

HISTÓRIAS

Os estudos de gênero na história da arquitetura desvendam um vasto número de profissionais anteriormente desconhecidos neste campo. Como mudará o relato da história da arquitetura devido ao reconhecimento do trabalho das mulheres arquitetas? Como se refletirá este campo da História em diferentes países e culturas?

DADOS

A análise de dados recentes revela mudanças significativas na profissão. O que nos revela a análise de dados quantitativos relativos às mulheres arquitetas sobre a transformação do campo da arquitetura? Como poderemos interpretar estudos comparativos relativos a dados de diferentes períodos e lugares?

Os resumos, redigidos em inglês, português ou castelhano, deverão ter um máximo de 500 palavras e ser carregados através deste link até 14 de outubro de 2014.

CRONOGRAMA

  • Submissão de resumos: até 14 de outubro 2014
  • Notificação de aceitação: 30 de novembro 2014
  • Submissão de artigos completos: até 01 de fevereiro 2015
  • Conferência: 18 a 20 de março 2015

Para mais informações, por favor, acesse a página oficial do congresso.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Chamada de trabalhos para o “Segundo Congresso Internacional de Arquitetura e Gênero: Matrizes”" 07 Out 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/628229/chamada-de-trabalhos-para-o-segundo-congresso-internacional-de-arquitetura-e-genero-matrizes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.