Menção Honrosa no Prêmio Rogelio Salmona: Campus Urbano da Universidade Diego Portales / Mathias Klotz e Ricardo Abuauad

Publicamos recentemente os resultados do Prêmio Rogelio Salmona, que selecionou como vencedor o projeto Edifício Projeto Viver do escritório paulistano FGMF. Entre os projetos que concorriam estavam representantes de todas as regiões da América Latina e Caribe e além do escritório brasileiro ter levado o prêmio, menções honrosas foram concedidas a Mathias Klotz e Ricardo Abuauad; Ndurraga Deves Arquitectos; e Andrés Mignucci Arquitectos.

Veja a seguir o projeto de Mathias Klotz e Ricardo Abuauad.

Maneira como a obra se integra ao contexto urbano da população ou cidade onde está construída

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

O bairro Universitário de Santiago se encontra no quadrante sul – poente (sudoeste) do núcleo histórico da capital. O projeto é uma iniciativa de desenvolvimento integral de bairros, tendo como principal objetivo consolidar o crescimento e dar identidade a um setor determinado de Santiago através da materialização de distintas iniciativas econômicas, culturais, urbanas e sociais aplicáveis na área. É dentro deste panorama que a Universidad Diego Portales decidiu realizar um Plano de Infraestrutura completo, com a preocupação de que estas obras tenham certa atitude frente ao bairro onde se encontram, com uma forte carga patrimonial, onde não se confunda o respeito por esse legado, com a mimese que vem gerando uma arquitetura historicista. Esta atitude busca um diálogo entre o novo e o antigo onde cada parte mantenha a sua essência. Por último, intenta-se contribuir ativamente com a melhora do setor, fazer deste um bairro onde possam conviver harmonicamente estudantes, habitantes tradicionais e habitantes novos.

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

Articulação entre a arquitetura da obra e os espaços abertos e coletivos criados

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

No plano conceitual, foi pedido o respeito pela arquitetura patrimonial em lugares que tivessem edificações com tais características. Isso supunha evitar certos clichês como a manutenção de uma fachada “cáscara” (fachada de mentira, casca, fachada de cenário). Houve então um esforço por conservar ou restaurar edifícios mantendo a sua espacialidade. Quanto à inserção da obra no bairro, se privilegiou a geração de espaços que mediassem entre o interior e o exterior dos edifícios, entre a comunidade acadêmica e os habitantes tradicionais do bairro. Para isso se abriram logias (galerias/pórticos) e espaços intermediários, localizados na cota do pedestre, espaços que pudessem ser utilizados tanto por programas dos espaços interiores como exteriores (espetáculos, livrarias, etc).

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

Além disso, conhecendo a escassez de áreas verdes neste setor, optou-se por utilizar as coberturas dos edifícios como espaços de recreação e lazer, além dos pátios.

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

Por último a relação com a edificação tradicional do bairro seria feita através de uma volumetria respeitosa, da conservação da linha de edificação e de uma altura, e não por mimese.

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

Maneira como a obra criou, de forma evidente, espaços significativos, abertos e coletivos, contribuindo deste modo à apropriação do espaço e melhoramento da convivência na comunidade

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

O projeto potencializou e complementou os usos existentes através de novas atividades no setor, foram criados novos focos de atividade e lugares de intercâmbio dentro do bairro. Se consolidou o caráter do bairro com a localização de equipamentos em novas edificações ou imóveis reabilitados, e dessa forma aumentaram os espaços destinados ao uso público. Operações de menor escala procuram principalmente conectar e dar continuidade aos caminhos dos pedestres; melhorar a permeabilidade do setor; fortalecer as relações entre os espaços públicos existentes e configurar novos circuitos para o pedestre, que permitam percorrer o bairro através de seus interiores.

Courtesy of Fundação Rogelio Salmona

Um exemplo específico é a prolongação dos caminhos de pedestre das Av. República e Ejercito, a configuração dos acabamentos desses caminhos nas zonas da Praça Ercilla e a remodelação Corvi da Av. República.

E o aumento da mobilidade dos pedestres, com a reformulação das ruas Sazie e Grajales como vias de caráter semi-peatonal entre a Av. España e Manuel Rodríguez Norte.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no Prêmio Rogelio Salmona: Campus Urbano da Universidade Diego Portales / Mathias Klotz e Ricardo Abuauad" 26 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/626035/mencao-honrosa-no-premio-rogelio-salmona-campus-urbano-da-universidade-diego-portales-mathias-klotz-e-ricardo-abuauad> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.