Renovação de um apartamento em Eixample / Sergi Pons

Renovação de um apartamento em Eixample / Sergi Pons - Mais Imagens+ 9

  • Arquitetos: Sergi Pons architects; Sergi Pons
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
© Adrià Goula

"Você acorda por volta das oito horas da manhã e abre a porta da varanda para deixar entrar o ar fresco e a luz do sol; e também o barulho do trânsito na rua. Do outro lado, a Passatge Méndez Vigo,  cerca de 90 metros da Casa Batlló na Passeig de Gràcia - com seus palácios e jardins; acima, o céu radiante. Você prepara o café da manhã na espaçosa cozinha, área central do apartamento, aberta para dois generosos pátios internos. Você toma seu café na galeria de trás, voltada para o terraço e jardim interno. Não há sol no momento, você terá que esperar até às três da tarde.

© Adrià Goula

Você sempre quis um apartamento no Eixample de Barcelona. Este que você tem foi construído em 1878, quando o modernismo estava batendo à porta. Fora construído com técnicas e materiais daquele tempo, quando se costumava recobrir as edificações com elementos decorativos e ornamentais de argamassa, pintura branca e gesso nos forros. Os materiais e técnicas empregadas no edifício eram escondidas do observador: paredes de tijolo, ladrilhos cerâmicos, vigas de madeira de pinus, portas maciças, pilares de ferro fundido... Todos isolados do mundo há mais de cem anos. No entanto, agora esses espaços foram abertos para a luz do século XXI.

Planta baixa

Você revestiu algumas paredes com a tradicional argamassa de cal, o piso é de tacos de carvalho, e a cozinha e os banheiros foram reconstruídos. Um trabalho de desconstrução, arqueologia, restauro e reconhecimento da nobreza oculta nos materiais tradicionais. 

© Adrià Goula

Você trabalha num cômodo adjacente ao quarto; a luz da varanda, sol durante toda a manhã e vidros duplos para isolar o ruído da rua. Após o almoço, uma sesta na sala de estar. Você gosta de móveis antigos e pinturas originais de artistas que são seus amigos há muito tempo; você vive cercado pela harmonia e equilíbrio proporcionado pela identificação estética.

© Adrià Goula

Você é apaixonado pela transição de uma parte do apartamento para outra. Vida, o mistério da transição, do primeiro momento ao passo final. Você busca as perspectivas geradas pela distância das portas e aberturas: da galeria para a sala de estar, e então através da porta de vidro para a sala de jantar, através da cozinha até o último ambiente que se abre para a sala de estudo; trinta e cinco metros através de cortinas de luz e diferentes cores e tons. O silêncio da casa. Ocasionalmente, o som dos pássaros nas árvores do pátio interno pode ser ouvido.

Perdoem essa ousadia."

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Barcelona, Barcelona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Renovação de um apartamento em Eixample / Sergi Pons" [Renovation of an apartment in Eixample / Sergi Pons] 24 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625925/renovacao-de-um-apartamento-em-eixample-sergi-pons> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.