Shirane-Miyazaki criam caleidoscópio gigante na Bienal de KOBE

Os visitantes da Bienal de KOBE 2013 tiveram a oportunidade de experienciar a mágica de um caleidoscópio de uma forma completamente nova graças a instalação premiada de Saya Miyazaki e Masakazu Shirane. A instalação psicodélica foi projetada para o Art Container Contest, que desafiava os participantes a criarem ambientes diversos dentro do volume de um contêiner. Ao passo que os visitantes percorriam a instalação, se tornavam participantes ativos - não apenas observadores passivos - da mudança constante do caleidoscópio. Mais informações e imagens a seguir.

Shirane-Miyazaki criam caleidoscópio gigante na Bienal de KOBE - Mais Imagens

Cortesia de Shirane-Miyazaki

A proposta de Miyazakis e Shirane foi materializada através da combinação de métodos de projeto computacional e fabricação a laser. Os planos rígidos da instalação foram conectados através de zíperes - um dispositivo geralmente utilizado em tecidos - para simplificar a montagem, desmontagem e possíveis alterações. A dupla optou por essa forma de conexão, e pelo próprio conceito de caleidoscópio, pois acredita que a arquitetura de hoje deve ser fluida e adaptável. 

Cortesia de Shirane-Miyazaki

A estrutura poliédrica é suspensa por um sistema de cabos que podem ser esticados e encurtados para mudar a forma do caleidoscópio. A instalação é composta por 1.100 triângulos de duas dimensões e leva aproximadamente quatro horas para ser montada.

Cortesia de Shirane-Miyazaki

Os dois projetistas cresceram no Japão e afirmam que o conceito do projeto foi muito influenciado pela técnica do origami e pela arquitetura residencial japonesa. Eles se inspiraram nas dobras do origami para tornar a estrutura leve e resistente - o poliedro é, na realidade, um plano de 15m x 8m dobrado. E buscaram inspiração nas portas de correr - usadas para dividir os espaços domésticos em algumas residências tradicionais japonesas - para criar uma forma que pode ser facilmente alterada. 

Cortesia de Shirane-Miyazaki

Via A'Design Award

Sobre este autor
Cita: Whelan, Jennifer. "Shirane-Miyazaki criam caleidoscópio gigante na Bienal de KOBE" [Users Create the Color in this Super-Sized Kaleidoscope] 18 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625606/shirane-miyazaki-criam-caleidoscopio-gigante-na-bienal-de-kobe> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.