Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano"

Um casal de designers holandeses - fundadores do coletivo HUNK-design - transformaram a cobertura de sua casa do século XIX em um "paraíso urbano". O arquiteto Bart Cardinaal e a artista Nadine Roos, que vivem na casa localizada no centro de Roterdã desde a época em que ainda eram estudantes, criaram um grande terraço externo que se destaca na linha formada pelos telhados adjacentes. Ao demolir a cobertura existente criaram o que chamam de seu "apartamento conversível".

Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 12 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 13 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 22 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 27 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um paraíso urbano - Mais Imagens+ 24

Para criar o terraço eles também tiveram que reorganizar todos os cômodos da casa. Segundo o casal, "o terraço está onde antes ficava a suíte principal. O quarto transferido para o local onde antes havia a sala de jantar. A sala de jantar foi para o nível mais alto, para o local onde anteriormente estava o banheiro. O banheiro e a cozinha inverteram suas posições. A nova área de estar era uma despensa fria e escura e o que antes era a sala de estar é agora uma ampla sala de jogos. A sala de jantar foi convertida em um pequeno closet. Apenas o quarto da filha permaneceu no mesmo local."

O primeiro objetivo dos arquitetos era criar um terraço na cobertura. Para isso, "uma grande parte do telhado inclinado original teria que ser demolido; a consequência disso é que a casa ficaria consideravelmente menor. Dois terços da cobertura foram removidos, porém, a parte frontal do telhado foi mantida em sua forma original e abriga hoje um aconchegante sofá. No meio deste pavimento foi erguida uma estrutura que faz a transição entre a cobertura original e a nova, de vidro, que se estende sobre o terraço."

Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 22 de 29
© Thomas Mayer

Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 2 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 3 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 4 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 5 de 29Arquitetos holandeses transformam sua casa em um paraíso urbano - Mais Imagens+ 24

O projeto apresenta uma "escada pontilhada" - intitulada "Let's Stick Together" e concebida pelos artistas locais VollaersZwart - e está repleto de outras interessantes estratégias de projeto perfeitas para uma jovem família deste tamanho. Veja, a seguir, mais imagens do projeto.

Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano" - Imagem 14 de 29
© Thomas Mayer
  • Arquitetos: HUNK-design
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo
    Fotografias:Thomas Mayer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Provenierswijk, Roterdã, Países Baixos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Arquitetos holandeses transformam sua casa em um "paraíso urbano"" [Dutch Architects Transform Rotterdam House Into Terraced "Urban Paradise"] 13 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625440/arquitetos-holandeses-transformam-sua-casa-em-um-paraiso-urbano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.