SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 2 de 23SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 3 de 23SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 4 de 23SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 5 de 23SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Mais Imagens+ 18

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 5 de 23
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma oportunidade incomum para a cidade de São Paulo, o modelo de torres isoladas é substituído pelo modelo típico de quadra europeia. Ocupando perifericamente a quadra urbana, os edifícios estão no alinhamento do lote junto à rua, conformando um pátio interno de acesso público, voltado ao lazer dos moradores do conjunto. Pontua-se a possibilidade do novo em meio à maior favela da cidade. 

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 4 de 23
© Nelson Kon
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 17 de 23
Diagrama
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 2 de 23
© Nelson Kon

A topografia do terreno é aproveitada, no intuito de maximizar o número de apartamentos (420 unidades, de dois tipos); com acesso em diferentes níveis, constroem-se até oito pavimentos sem o uso de elevadores, em conformidade com a legislação. Estes níveis de acesso conformam as áreas de lazer cobertas do conjunto. As passarelas, cuja solução em estrutura metálica as torna singulares no conjunto, conectam os blocos nesses mesmos níveis de acesso.

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 3 de 23
© Nelson Kon

O sistema construtivo em alvenaria estrutural de blocos de concreto foi adotado extensivamente; nos pórticos de entrada do pátio interno, se utilizou concreto armado. A distribuição das unidades e o uso de cores são determinantes para a leitura do conjunto como diferentes torres sem, contudo, perder-se a noção de pertencer ao todo.

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 11 de 23
© Nelson Kon
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 18 de 23
Planta Baixa
SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 9 de 23
© Nelson Kon

O projeto foi realizado dentro do Programa de Reurbanização de Favelas da Prefeitura do Município de São Paulo, através da Secretaria de Habitação.

SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos - Imagem 12 de 23
© Nelson Kon

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:São Paulo - São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Materiais

Cita: "SEHAB Heliópolis / Biselli Katchborian Arquitetos" [Heliópolis Social Housing / Biselli Katchborian Arquitetos] 22 Mar 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625377/sehab-heliopolis-biselli-katchborian-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.