O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Estariam os "arquitetos-estrelas" arruinando o skyline das cidades?

Estariam os "arquitetos-estrelas" arruinando o skyline das cidades?

Estariam os "arquitetos-estrelas" arruinando o skyline das cidades?
Estariam os "arquitetos-estrelas" arruinando o skyline das cidades?, Hudson Yards, Nova Iorque. Cortesia de Visualhouse
Hudson Yards, Nova Iorque. Cortesia de Visualhouse

A ideia de “star architects” (arquitetos-estrelas) ou “starchitects” é, no mínimo, polêmica. Frank Gehry já expressou seu descontentamento em ser associado ao termo e em 2013 recebemos uma carta de um leitor pedindo que parássemos de usar a expressão, pois ela "prejudica o discurso sério da arquitetura e do urbanismo." Agora, no entanto, o debate acerca dos "starchitects" chegou à seção de opiniões do New York Times.

Seguindo os recentes comentários de Witold Rybczynski, que disse que os "starchitects" - que em geral desconhecem as cidades onde suas obras serão construídas - estão projetando edifícios que não se encaixam em seus entornos, o NYT colocou a questão: Estariam os estes arquitetos arruinando o skyline das cidades? Na discussão entram Allison Arieff, crítico de arquitetura e design, Vishaan Chakrabarti, professor associado em Columbia e sócio no escritório SHoP Architects, Angel Borrego Cubero, arquiteto madrilenho, diretor e produtor do filme "The Competition", um documentário sobre concursos de arquitetura, e Beverly Willis da Beverly Willis Architecture Foundation.

Arieff argumenta que "alguns poucos super-arquitetos internacionais" não podem receber a culpa pelos "terríveis edifícios que estão surgindo em todo o mundo", enquanto que Willis expressa sua incredulidade em relação ao conceito de "starchitect" e pede que seja dada mais atenção ao conjunto de pessoas e escritórios que contribuem para um projeto, ao invés de destacar uma única figura. Chakrabarti, por sua vez, acredita que essa questão esteja ligada à globalização e Borrego Cubero defende que seja dada mais importância ao modo como os arquitetos estão sendo selecionados para os projetos.

Leia o debate completo no NYT.

Sobre este autor
Katie Watkins
Autor
Cita: Watkins, Katie. "Estariam os "arquitetos-estrelas" arruinando o skyline das cidades?" [The New York Times Asks: Are “Starchitects” Ruining City Skylines?] 11 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625339/estariam-os-arquitetos-estrelas-arruinando-o-skyline-das-cidades> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.