Rio de Janeiro escolhido para sediar o Congresso UIA 2020

O Congresso Mundial da União Internacional dos Arquitetos (UIA) teve seu destino definido para 2020. A cidade do Rio de Janeiro foi escolhida como nova sede do maior e mais importante fórum internacional de arquitetura. O resultado foi anunciado pelo ex-presidente da UIA e secretário da sessão, Vassils Sgoutas, na Assembleia Geral da UIA, em Durban, na África do Sul. A candidatura carioca, liderada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), desbancou dois fortes concorrentes: Melbourne (Austrália) e Paris (França).

Após as apresentações das três cidades candidatas à sede do congresso de 2020, teve início a votação. No primeiro turno, o Rio de Janeiro obteve 85 votos. Melbourne e Paris tiveram 73 e 44, respectivamente. No segundo turno, o Rio ganhou 107 votos e Melbourne, 95. Ao todo, 202 delegados da UIA participaram da escolha da cidade que vai sediar o evento.

Com o tema “Todos os Mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, a proposta do Rio é discutir a atual realidade urbana, expressa através da diversidade e multiplicidade de formas de construção das cidades, e promover a reinserção da profissão no meio social. A capital fluminense, com os seus 12 milhões de habitantes, apresenta um quadro urbano muito rico em desigualdades e acertos, condensando características comuns a outras cidades do continente americano e do mundo em desenvolvimento que se urbaniza rapidamente neste século XXI.

Para o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, a vitória da candidatura do Rio foi uma conquista “importantíssima”: “É uma escolha que retrata o atual momento de transformação por que passa a cidade. Uma transformação que, à luz do resgate de um rico passado histórico, projeta um futuro de desenvolvimento. O Rio tem características únicas: é uma metrópole que, emoldurada por uma natureza exuberante e uma arquitetura diversificada, tem grandes desafios sociais a enfrentar. Ou seja: é uma cidade síntese para o arquiteto do século 21.”

A candidatura do Rio 2020 teve o apoio de figuras importantes como o ex-prefeito de Curitiba e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner, o governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão, e do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Entidades influentes também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Via IAB

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio de Janeiro escolhido para sediar o Congresso UIA 2020" 10 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625313/rio-de-janeiro-escolhido-para-sediar-o-congresso-uia-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.