O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Diversos
  3. Lieu-dit Le Temple: lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux

Lieu-dit Le Temple: lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux

Lieu-dit Le Temple: lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux
Lieu-dit Le Temple: lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux, © Camille Tourneux
© Camille Tourneux

Lieu-dit Le Temple é um "templo" criado pela artista Ann Guillaume e pelo arquiteto Camille Tourneux para abrigar "estátuas de adoração" semelhante às utilizadas nos cultos religiosos praticados na época romana. A instalação foi construída no parque arqueológico Bliesbrück-Reinheim, na fronteira entre a França e a Alemanha.

Construído com apenas um tipo de madeira, o templo é formado por quadros estruturais de alturas variadas que ora ocultam ora revelam a posição do observador no interior da obra.

Veja mais detalhes a seguir.

© Camille Tourneux © Camille Tourneux © Camille Tourneux © Camille Tourneux + 28

© Camille Tourneux
© Camille Tourneux

Inspirada na arquitetura dos locais de culto, a estrutura vertical de madeira segue o declive natural do terreno. Este templo, enquanto estrutura, evoca um salto ascendente em direção ao céu.

© Camille Tourneux
© Camille Tourneux

Esta estrutura - composta por tábuas de pinus de 4,80 metros de comprimento, 22,5cm de largura e 2,5cm de espessura - foi construída em cinco dias e ocupa uma área de 12m². Sua altura varia de 5m a 6,6m.

© Camille Tourneux
© Camille Tourneux

Bliesbrück-Reinheim é um sítio arqueológico que expõe as ruínas de uma civilização cujos templos eram lugares de culto, locais onde as pessoas iam para oferecer essas esculturas aos deuses para agradecer ou pedir perdão. 

© Camille Tourneux
© Camille Tourneux

"Lieux dit le temple" é como um lugar autônomo onde estão dispostos objetos de cerâmica inspirados em diferentes estórias das pessoas que vivem na região. Nascido a partir das memórias locais, estes objetos e este templo atualizam as práticas e crenças pagãs. 

Detalhe
Detalhe

Arquiteto: Camille Tourneux (Franãa / Nancy)
Artista: Ann Guillaume (França / Paris)
Localização: Parque Arqueológico de Bliesbrück-Reinheim
Ano de construção: 2014
Cliente: Conselho Geral de Mosela
Orçamento: € 9.000
Objetos de cerâmica: Ann Guillaume
Fotografias: Camille Tourneux

Ver a galeria completa

Sobre este autor

Veja mais:

Notícias Diversos
Cita: Yávar, Javiera. "Lieu-dit Le Temple: lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux" [Lieu-dit Le Temple: arquitectura de lugares de culto por Ann Guillaume + Camille Tourneux] 10 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625304/lieu-dit-le-temple-lugares-de-culto-por-ann-guillaume-mais-camille-tourneux> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.