O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Notícias
  3. Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

Um grupo de desesperados viajantes cubanos tentam conseguir uma senha na lista de espera para pegar o próximo ônibus, que nunca chegará. Solitários passageiros que na realidade não vão a nenhum lugar e passam a ver a velha estação - da qual querem escapar - se transformando num espaço humano, amável e cotidiano. É assim que formam laços com as demais pessoas e esquecem seus planos, nascendo - inesperadamente - uma nova comunidade.

O filme de Juan Carlos Tabío nos apresenta uma história simples e com uma grande cota de humor, que reflete em suas entrelinhas uma série de temas sociais e políticos bastante profundos. Ao longo de seus 107 minutos de duração, a antiga estação se transforma em uma ruína felizmente habitada. Um lugar de passagem é, agora, o "lugar no mundo" de seus protagonistas.

O que aconteceria se os "não-lugares" das nossas cidades ganhassem mais vida?

Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"

Os interiores da velha estação, onde transcorre todo o filme, são descuidados, no meio do nada; um lugar onde nada quer permanecer pro mais de algumas horas. Está desenhado e construído para ser passageiro. É um edifício de corredores perimetrais e um grande pátio interior aberto, no qual incluso cai a chuva, quando o tempo piora.

E é justamente este edifício o qual termina se tornando familiar e acolhedor. Talvez é esta mesma "incomodidade espacial" a qual motiva seus protagonistas a melhorá-lo, a torná-lo habitável, limpar seus ambientes, pintar suas paredes, plantar uma horta. Eles se apropriam do espaço e o remodelam a seu gosto.

"Lista de Espera" nos faz questionar se a arquitetura que criamos vai de encontro com a felicidade das pessoas... com o encontro e com a colaboração para tornar a vida mais fácil. Talvez se os não-lugares tivessem muito mais de lugares, o mundo seria diferente.

Pois ao menos neste filme, seus habitantes temporários foram felizes num terminal de ônibus, mesmo que por um momento.

FICHA TÉCNICA

Direção: Juan Carlos Tabío
País: Cuba
Ano: 2000
Duração: 107 min.
Cinematografia: Hans Burmann
Edição: Carmen Farías
Direcão de Arte: Onelio Larralde
Produção: Belén Bernuy, Onelio Larralde
Screenplay: Arturo Arango
Música: José María Vitier

SINOPSE

Um grupo de pessoas desesperadas esperam a chegada de um ônibus para seguir sua viagem. O problema é que este nunca aparece e os viajantes ficam presos na estação. Enquanto isso, um deles, Emílio, utiliza seu tempo livre para conquistar Jacqueline. O resto do grupo - ao perceber que a espera seria longa - decidem transformar a velha estação num lugar melhor... para esperar. 

> Veja o filme completo, na continuação.

Ver a galeria completa

Sobre este autor
José Tomás Franco
Autor
Cita: Tomás, José. "Cinema e Arquitetura: "Lista de Espera"" [Cine y Arquitectura: "Lista de Espera"] 08 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625261/cinema-e-arquitetura-lista-de-espera> ISSN 0719-8906