Proposta de alunos do SCI-Arc questiona a segregação socioeconômica em projetos residenciais

Em 2008 um grupo de estudantes do SCI-Arc propôs uma série de habitações ocupadas por famílias de diversas faixas de renda para a cidade de Dubai. No projeto, os moradores mais abastados residiriam nos apartamentos do perímetro do edifício, com luz natural e vistas para a cidade, enquanto que os moradores de renda inferior habitariam a parte central da edificação, isolados da "classe mais alta". A proposta era uma paródia voltada aos empreendimentos residenciais elitistas construídos em Dubai; no entanto, o que perturbou os estudantes do SCI-Arc foi que, na época, seu projeto não causou praticamente nenhuma controvérsia. Inspirado na recente aprovação de uma "entrada para os pobres" em um empreendimento residencial de luxo em Nova Iorque, este artigo do LA Times resgata a paródia dos alunos do SCI-Arc e mostra que, tanto nos EUA como em outros países, os projetos residenciais estão (perigosamente) apontando para a segregação socioeconômica.

Sobre este autor
Cita: Walker, Connor. "Proposta de alunos do SCI-Arc questiona a segregação socioeconômica em projetos residenciais" [SCI-Arc Parodies "Poor Door" Housing Design] 06 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625195/proposta-de-alunos-do-sci-arc-questiona-a-segregacao-socioeconomica-em-projetos-residenciais> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.