O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Arranha Céu
  4. Reino Unido
  5. Thomas Corbasson
  6. Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos

Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos

Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos
Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos, Vista externa. Cortesia de Chartier Corbassons architectes
Vista externa. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

Inspirado pelo crescimento vegetal e pelos andaimes de bambu usados em diversas regiões da Ásia, Thomas Corbasson e VS-A desenvolveram uma proposta conceitual de um arranha-céu em Londres que incorpora os resíduos produzidos por seus moradores. O edifício continuará crescendo verticalmente à medida que os resíduos de vidro e papel necessários para a construção forem sendo descartados pelos habitantes da estrutura. Estima-se que em um ano seria produzida a quantidade de material reciclado necessária para as fachadas do edifício. A proposta foi premiada com uma Menção Especial na competição Skyscapers and SuperSkyscapers.

Diagrama de crescimento. Cortesia de Chartier Corbassons architectes
Diagrama de crescimento. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

Como todos os arranha-céus, este projeto requer andaimes para sua construção, porém, neste caso, estes andaimes serão incorporados à estética do edifício. Tubos pré-fabricados serão acoplados ao exterior e acompanharão o crescimento do edifício, permitindo que novos componentes sejam instalados com o passar do tempo. Os tubos do andaime serão ocos, minimizando a carga e os esforços do vento, e terão todos os mesmo tamanho, dispensando o trabalho que os operários teriam para cortar cada tubo no tamanho ideal. 

Detalhe do andaime. Cortesia de Chartier Corbassons architectes
Detalhe do andaime. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

O edifício será equipado com uma central de reciclagem em seu pavimento superior, assim,  o material de construção é produzido o mais próximo possível do local onde será utilizado. As áreas de coleta e triagem ocuparão o pavimento inferior e serão conectadas à central de reciclagem através de elevadores. 

Corte programático. Cortesia de Chartier Corbassons architectes
Corte programático. Cortesia de Chartier Corbassons architectes

A torre seria localizada próximo aos sistemas de transporte público de Londres.

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: Walker, Connor. "Proposta de um arranha-céu em Londres que cresce à medida que seus habitantes reciclam seus resíduos" [Organic London Skyscraper Grows as Residents Recycle] 02 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625051/proposta-de-um-arranha-ceu-em-londres-que-cresce-a-medida-que-seus-habitantes-reciclam-seus-residuos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.