Projeto de Iluminação: Escritórios da Fundação Botín por Años Luz, Iluminação de Vanguarda

A Fundação Botín estabeleceu seus novos escritórios em Madrid em um edifício industrial de 1920 que durante anos foi a oficina de Ourives Espuñes Luis e mais recentemente a loja Vinçon . O estúdio MVN Arquitectos formado por Diego Varela e Emilio Medina desenvolveu um projeto que foi eleico como a melhor obra na categoria de interiores da 4ª edição dos Prêmios Archdaily Building of the Year.
Nesta proposta, a luz natural cobra um papel preponderante já que a arquitetura mantém clarabóias existentes e recupera vãos de fachada. Por outro lado a conservação dos materiais da estrutura original, tal como o ladrilho e o aço permitem, junto com os novos acabamentos de madeira e vidro, criar um entorno de grande aconchego e beleza mantendo sempre a imagem de espaço industrial.
O projeto de iluminação desenvolvido através da consulta técnica de Años Luz, Iluminación de Vanguardia teve um grande desafio, já que deveria alcançar uma integração completa entre a iluminação funcional e decorativa com o entorno diáfano e luminoso do edifício.

Conheça mais detalhes de iluminação na continuação

Projeto de Iluminação: Escritórios da Fundação Botín por Años Luz, Iluminação de Vanguarda - Mais Imagens+ 12

© Alfonso Quiroga

Ao se entrar no recinto, encontramos um átrio em meio ao saguão principal de onde a luz e a vegetação natural geram um "ponto de encontro". Por esta razão propusemos destacar as árvores e os muros de alvenaria a vista, com luz indireta embutida no solo de temperatura e cor quente, criando um entorno muito atrativo ao visitante.

Todo o edifício conta com Domótica realizada com o protocolo KNX, de forma que muitas das instalações podem ser controladas através de aplicativos instalados em dispositivos móveis distribuidos em cada planta.

© Alfonso Quiroga

A nível funcional, a planta baixa está destinada a uso público, utilizando o espaço para realizar eventos ou conferências sendo uma área modulável e flexível. Por esta razão a iluminação teria que respeitar esta flexibilidade e se adaptar a grande cobertura de madeira elevada no telhado. Foram propostas linhas de luz com luminárias integradas com o teto e emissão difusa de fluorescência T5 regulável, obtendo os níveis luminosos que se desejava na área com o aproveitamento da luz natural que chega das janelas altas existentes.

© Alfonso Quiroga

Um corredor longitudinal simples que comunica uma sala com a outra, se converte em um espaço de grande atratividade com linhas de luz que "nascem na parede e seguem pelo teto" com o uso de luminárias embutidas de perfil invisível e tecnologia LED.

© Alfonso Quiroga

A escadaria principal também teve um tratamento especial já que se buscava uma iluminação discreta que respeitasse os níveis de luminosidade mas que fosse um elemento decorativo. A solução foi a de incorporar a iluminação nos corrimãos com um sistema de luz contínua e tecnologia LED, obtendo um nível de conforto visual elevado e a conexão de uma bateria de emergência permite a utilização como luz de emergência.

© Alfonso Quiroga

A planta elevada está distribuída em duas zonas, uma aberta de trabalho para o pessoal da Fundação e uma de direção; ambas organizadas ao redor do novo espaço vazio sobre o átrio. A incorporação de sistemas de ventilação natural nas clarabóias e uma série de sistemas de resfriamento passivo, permitem alcançar um nivel de conforto ambiental elevado com uma demanda energética reduzida. No caso da área de trabalho, a grande clarabóia central era um elemento importante pela entrada de luz natural e a limitação para a localização das luminárias de suspensão propostas. Por esta razão se trabalhou com um esquema assimétrico utilizando luminárias de diâmetros diferentes e fluorescência T5 regulável distribuídas de forma aleatória em todo o espaço e obtendo níveis de luminosidade requeridos para as áreas de trabalho.

Primeira Planta

A iluminação exterior da Fundação também teve um tratamento especial, já que mantia o uso da madeira em todo o corredor público e por esta razão se resolveu incorporar a luz na mesma estrutura de madeira mediante a tecnologia LED e tons de luz quentes (2800K). Além disso se complementou o conjunto com iluminação indireta  , banhando deste modo o muro verde e o rótulo da Fundação.

Planta-Baixa

ASPECTOS TÉCNICOS DE ILUMINAÇÃO
Para mais informações, faza download do Resumo do Projeto de Iluminação aquí.

© Alfonso Quiroga

Arquitetos: Estudio MVN
Projeto de Iluminação: Años Luz Iluminación de Vanguardia
Localização: Castelló 18, Madrid, Espanha
Ano do Projeto: Maio 2012
Fotografías: Alfonso Quiroga

© Alfonso Quiroga

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Yávar, Javiera. "Projeto de Iluminação: Escritórios da Fundação Botín por Años Luz, Iluminação de Vanguarda" [Proyecto de Iluminación: Oficinas de Fundación Botín por Años Luz, Iluminación de Vanguardia ] 01 Ago 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/625030/projeto-de-iluminacao-escritorios-da-fundacao-botin-por-anos-luz-iluminacao-de-vanguarda> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.