Barcelona comemora 300 anos de espírito catalão com 7 instalações públicas

Todos os anos os cidadãos da Catalunha comemoram os eventos de 11 de setembro de 1714, uma data fundamental na Guerra da Sucessão Espanhola que simboliza o que Voltaire chamou de "o amor extremo pela liberdade dos barceloneses". Com este ano marcando o 300º aniversário destes eventos históricos, Barcelona Cultura incumbiu a Fundació Enric Miralles da curadoria de 7 instalações públicas na cidade como parte do programa Tricentenari BCN.

O resultado é o BCN RE.SET, organizado por Benedetta Tagliabue da Fundação Enric Miralles e pelo diretor de teatro Àlex Ollé, que convidaram arquitetos de diversos países a colaborarem com universidades locais e criarem instalações simbolizando 7 conceitos ideológicos e políticos: Citadela, identidade, liberdade, Europa, diversidade, democracia e memória. Estas instalações permanecerão expostas até o dia 11 de setembro. Saiba mais sobres as obras, a seguir.

Barcelona comemora 300 anos de espírito catalão com 7 instalações públicas - Mais Imagens+ 10

Citadela / Benedetta Tagliabue + Àlex Ollé, com a colaboração do Institut del Teatre: Passeig dels Til·lers

Citadela / Benedetta Tagliabue + Àlex Ollé. Imagem © Marcela Grassi

A instalação central busca seu significado na história de seu local, nos limites do Parc de la Ciutadella. Este parque já foi o local de uma grande citadela, construída após os eventos de 1714 para proteger a cidade, mas também reprimir seus cidadãos. Baseando-se na ideia de uma "parede voltada tanto para dentro como para fora" - no poder que tem uma parede de separar amigos e inimigos, poderosos e miseráveis, individual e coletivo - a instalação explora "a polissemia da parede" em suas múltiplas formas.

Citadela / Benedetta Tagliabue + Àlex Ollé. Imagem © Marcela Grassi

Identidade / URBANUS com ETSALS (Escola Técnica e Superior de Arquitetura La Salle, Tutores: Eugeni Bach, Josep Ferrando): Plaça Nova

Através de formação e reformação dinâmica da identidade em nossa era moderna, o escritório chines URBANUS optou por uma abordagem alternativa para sua instalação sobre a identidade de Barcelona, lidando com a tensão entre sua condição de estrangeiro e o conhecimento local dos estudantes de La Salle Barcelona.

Identidade / URBANUS. Imagem © Marcela Grassi

Liberdade / Anupama Kundoo, com a colaboração de IAAC: Plaça de Salvador Seguí

Liberdade / Anupama Kundoo. Imagem © Marcela Grassi

Anupama Kundoo se baseou na ideia de que "o conhecimento é fortalecedor e levará ao progresso e à liberdade" com sua "Biblioteca de Livros Perdidos". O foco desta biblioteca sem livros está no conteúdo e no ato da leitura - livros "soltos" que criam uma sensação de desprendimento em seus visitantes.

Liberdade / Anupama Kundoo. Imagem © Marcela Grassi

Europa / ETH Zurique + Urban-Think Tank, com a colaboração de ESARQ (UIC): Plaça del Mar

Europa / ETH Zürich + Urban–Think Tank. Imagem © Marcela Grassi

Este pavilhão toma como tema a brincadeira infantil  de Amarelinha, criando uma sequência de momentos individuais que forma uma experiência coletiva. Esta sequência de momentos enfatiza a celebração das diferenças e também a eliminação de fronteiras através de uma jornada transformadora que simboliza os valores europeus.

Europa / ETH Zürich + Urban–Think Tank. Imagem © Marcela Grassi

Diversidade / Studio Odile Decq, com a colaboração de Recetas Colectivas: Plaça dels Àngels

Diversidade / Studio Odile Decq. Imagem © Marcela Grassi

Fazendo alusão aos 300 anos desde 1714 e à diversidade do grande número de cidadãos que passaram por Barcelona nestes séculos, esta instalação suspende 300 camisetas com imagens de rostos sobre a Plaça dels Àngels. Estes rostos diversos estão unidos através de uma referência cultural singela: o modo tradicional de secar roupas na Ciutat Vella de Barcelona, pendurando as peças úmidas sobre as ruas estreitas.

Diversidade / Studio Odile Decq. Imagem © Marcela Grassi

Democracia / Yael Reisner + Peter Cook, com a colaboração de Straddle3: Plaça de la Mercè

Democracia / Yael Reisner + Peter Cook. Imagem © Marcela Grassi

Baseado no princípio de que a proteção dos direitos humanos de todas as pessoas é um componente essencial da democracia, esta instalação toma a forma de uma cobertura inflada moldada segundo o símbolo universal dos direitos humanos. A obra se localiza na praça adjacente ao Edifício de Registro Civil, que durante os meses de verão será usada para celebrar casamentos civis. 

Democracia / Yael Reisner + Peter Cook. Imagem © Marcela Grassi

Memória / Grafton Architects, com a colaboração de ELISAVA (UPF): Arc de Triomf

Memória / Grafton Architects. Imagem © Marcela Grassi

A arquitetura é um meio que dá forma à memoria, contando histórias de eventos que ocorreram ao seu redor. O escritório Grafton Architects buscou criar uma "casa da memória" dentro da cidade, na qual pessoas poderiam se encontrar, conversar e relembrar velhas histórias, revivendo muitos anos em sua curta existência de apenas 3 meses.

Memória / Grafton Architects. Imagem © Marcela Grassi
Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Barcelona comemora 300 anos de espírito catalão com 7 instalações públicas" [Barcelona Commemorates 300 Years of Catalan Spirit With 7 Public Installations] 31 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624975/barcelona-comemora-300-anos-de-espirito-catalao-com-7-instalacoes-publicas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.