Rio na reta final da campanha para sediar o Congresso UIA 2020

O Rio de Janeiro está na reta final da disputa para se tornar a cidade-sede do XXVII Congresso da União Internacional dos Arquitetos (UIA), em 2020. A cidade, que concorre com Paris e Melbourne, apresenta na candidatura o tema “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21” O Instituto de Arquitetos do Brasil defenderá a candidatura da cidade brasileira na próxima Assembleia Geral da UIA, que se seguirá ao Congresso Mundial a ser realizado entre os dias 3 e 7 de agosto, em Durban, na África do Sul.

O Rio fundamenta sua candidatura em suas peculiaridades: uma cidade-metropolitana com 12 milhões de habitantes, com um quadro urbano rico e complexo, cheio de contrastes, de possibilidades, de desigualdades e de acertos, uma representante do mundo emergente que se urbaniza rapidamente neste século XXI. Além das razões que qualificam a cidade, a oportunidade da América Latina sediar o Congresso, depois de 42 anos, certamente reforçará o vínculo dos arquitetos do continente com a UIA. A última edição do evento na América Latina ocorreu em 1978, no México.

A candidatura do Rio 2020 tem o apoio de personalidades importantes da arquitetura e do urbanismo, como o ex-prefeito de Curitiba e ex-presidente da UIA, Jaime Lerner:

“Aqui, cada espaço é ou uma celebração da natureza ou uma celebração da diversidade. [...] Todos os desafios das cidades do mundo estão aqui. Além de tudo, o Rio representa uma fase importante da arquitetura moderna. A cidade é a bíblia da arquitetura moderna brasileira. [...] Eu, como ex-presidente da UIA, ficaria imensamente feliz em poder oferecer, aos arquitetos do mundo inteiro, um palco tão extraordinário como esse para o nosso maior congresso.”

O evento tem, ainda, os apoios do governador do Estado do Rio, Luiz Fernando Pezão; do prefeito do Rio, Eduardo Paes; e do presidente da União Africana dos Arquitetos, Tokumbo Omisore, entre outras personalidades. Entidades de peso também aderiram à campanha, como a Federação Pan-Americana de Arquitetos, o Conselho Internacional de Arquitectos de Língua Portuguesa, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR), a Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), a Associação Brasileira dos Arquitetos Paisagistas, a Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, o Rio Conventions & Visitors Bureau e o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur). 

Para mais informações sobre o evento, acesse a página da UIA 2020.

Sobre este autor
Cita: Romullo Baratto. "Rio na reta final da campanha para sediar o Congresso UIA 2020" 28 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624636/rio-na-reta-final-da-campanha-para-sediar-o-congresso-uia-2020> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.