Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Imagem 2 de 18Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Mesa, CadeiraEscritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Imagem 4 de 18Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Imagem 5 de 18Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Mais Imagens+ 13

  • Arquitetos: ColectivArquitectura; ColectivArquitectura, Vera Martins Alves e Cristóvão Fonseca Ferreira
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  495
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Empreiteiro Geral: Luís M. M. Martins Unipessoal, Lda
  • Empreiteiro Madeira: Socorte, S.A. | construção de casas em madeira
  • Cliente: TBWA\LISBOA
  • Programa: Escritório
  • Arquitetos : Vera Martins Alves e Cristóvão Fonseca Ferreira
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações

Dos arquitetos: Tendo como ponto de partida um espaço com cerca de 500 m² situado no 9° pavimento de um edifício de escritórios em Lisboa, inaugurado em 1970 e originalmente projetado para sede da Philips pelo Arq. Fernando Silva, a intervenção deste projeto é criar a sede para a filial portuguesa da agência de publicidade TBWA.

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Imagem 14 de 18
Localização

O programa tinha como imposição uma intervenção de baixo custo acrescida da necessidade de ser executada num curto espaço de tempo, sem desvirtuar o conceito “disruption”, referência da TBWA. Optou-se assim por tirar partido da estrutura pré-existente, retomando o conceito original de funcionamento em open space, deixando expostas as sequências contínuas dos vãos, resguardando apenas as áreas dedicadas ao departamento financeiro e à sala de reuniões. 

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Imagem 8 de 18
© Fernando Guerra | FG+SG

Os materiais utilizados para os revestimentos, como o autonivelante utilizado no piso ou o revestimento a celulose aplicado no forro, funcionam como uma pele, que de forma quase monocromática atribuem ao espaço um aspecto despojado. 

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Pilar, Janela, Viga
© Fernando Guerra | FG+SG

Como contraponto, dois elementos em madeira, com apenas um tratamento residual, pontuam o espaço, agindo como filtros visuais. Um na área de chegada, resguardando a mesa comum de trabalho, e o outro numa área de maior recolhimento, protegendo uma área de sofás destinados a reuniões informais. Existe ainda, disperso pelo espaço, um conjunto de blocos em madeira maciça que funcionam como bancos ou apoio de equipamentos. 

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Cerca
© Fernando Guerra | FG+SG

Na escolha de materiais e equipamento, privilegiou-se os produzidos nacionalmente e, em complemento, foram projetados sofás de encosto alto, que têm como função criar uma área alternativa de reunião ou trabalho mais resguardada e privada, contrastando com a horizontalidade e dimensões extraordinárias da mesa onde podem trabalhar até 36 pessoas ao mesmo tempo. Foi ainda criada uma terceira zona, com uma longa mesa corrida, em madeira maciça, onde é possível reunir pequenos grupos de trabalho.

Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura - Mesa, Cadeira
© Fernando Guerra | FG+SG

Assista ao vídeo abaixo dirigido por Miguel Coimbra que mostra três projetos do ColectivArquitectura: Casa Aroeira III, Casa Porto Côvo e o Escritório TBWA\LISBOA. As fotografias mostradas no vídeo são de Fernando Guerra | FG+SG.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Avenida Engenheiro Duarte Pacheco 26, 1070-103 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escritório TBWA\LISBOA / ColectivArquitectura" 24 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624449/escritorio-tbwa-lisboa-colectivarquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.