Praça Infantil Iguatemi / studio mk27

Este é um projeto finalista no WAF de 2014.

Uma praça como um espaço lúdico para crianças explorarem livremente — foi esse o pressuposto de projeto para a Praça Infantil Iguatemi, a ser construída, em breve, em um terreno urbano de 900 m², no meio de uma área residencial.

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 2 de 9Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 3 de 9Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 4 de 9Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 5 de 9Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Mais Imagens+ 4

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 5 de 9
Cortesia de Miguel Muralha

A parede circular em madeira de 11,50 m de raio e 2,50 m de altura define a organização da praça. Todo os percursos convergem para esse centro, formulando uma imagem similar à distribuição espacial de lugares de encontros primitivos: uma roda de histórias em torno do fogo ou ocas indígenas ao redor de um grande vazio central.

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 4 de 9
Cortesia de Miguel Muralha

A construção circular em madeira contém portais e alguns deles vão para a parte externa, periférica ao vazio central e separada pela parede, onde as crianças encontram novos mundos. Essas passagens revelam jardins, com flores campestres e chafarizes. Algumas crianças brincam de esconde-esconde e invadem um pequeno labirinto secreto. E quando a brincadeira se transforma em pega-pega, elas novamente retornam correndo para o centro da praça, pulando pelo gramado descoberto e livre.

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 8 de 9
Cortesia de Miguel Muralha
Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 2 de 9
Cortesia de Miguel Muralha

Lá pelo vazio central, outras aberturas, portais na parede de madeiras, oferecem mais atividades. A criatividade infantil é catalisada por esses brinquedos, que não impõe um uso específico, mas induzem formas exploração. De um lado — incrustado na empena côncava de madeira — há um pequeno teatro de marionetes; na frente — em outro nicho — ficam escorregadores e balanços. 

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 3 de 9
Cortesia de Miguel Muralha

A Praça Infantil do Iguatemi não é um tedioso lugar para crianças matarem seu tempo. Ao contrário, é um jardim vivo, repleto de livres descobertas, que oferecem uma experiência inesquecível para as crianças. Suas imaginações adentram por espaços, cada um com brincadeiras diferentes, e as crianças assim se molham, escorregam, gritam, tropeçam, escalam e desbravam esse lugar de pequenas felicidades.

Praça Infantil Iguatemi / studio mk27 - Imagem 7 de 9
Cortesia de Miguel Muralha

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Aguilar, Cristian. "Praça Infantil Iguatemi / studio mk27" [Children’s Square Iguatemi _ mk27 / studio mk27] 21 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Delaqua, Victor) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624244/praca-infantil-iguatemi-studiomk27-marcio-kogan-mais-eduardo-gurian-mais-marcio-tanaka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.