O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Notícias de Arquitetura
  3. Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô

Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô

Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô
Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô, Estação Slavyanskij Bulvar. Imagem © Flickr CC User Sergey Yeliseev
Estação Slavyanskij Bulvar. Imagem © Flickr CC User Sergey Yeliseev

Moscow Metropolitan é a segunda linha de metrô mais usada do mundo, transportando 2,4 bilhões de passageiros por ano. Apesar disso, ela está longe de ser a mais extensa, com Pequim, Xangai, Londres, Nova Iorque, Tóquio e Madri ultrapassando-a em termos de distância total.

Visando melhorar neste aspecto, a cidade lançou em 2012 um ambicioso plano de expansão que pretendia criar outros 150km de trilhos e 70 novas estações até 2020. Dentro dessa iniciativa, foi elaborada uma competição para o projeto de duas dessas novas estações, localizadas na região sudoeste da cidade, no distritos de Solntsevo e Novo-Peredelkino.

Saiba mais sobre a competição para as estações de metrô em Moscou, a seguir.

© Flickr CC User Martin Deutsch
© Flickr CC User Martin Deutsch

As duas novas estações farão parte da nova linha que conectará a estação Delovoi Tsentr, no centro financeiro da cidade, a Rasskazovka, na região sudoeste de Moscou. A população de Solntsevo  e Novo-Peredelkino ultrapassa 200 mil pessoas e a construção dessa nova linha, prevista para inaugurar em 2017, já é esperara há muito tempo.

A competição para essas duas estações é parte de uma tentativa de retomar a excelência arquitetônica característica do metrô na década de 1930. Após uma mudança política na década de 1960, os projetos das estações passaram a ser mais homogêneos, deixando para trás o virtuosismo que passa a ser, novamente, importante nos projetos do metrô.

Marat Khusnullin, Vice-Prefeito de Moscou, disse que "o Metrô de Moscou é reconhecidamente um dos mais belos do mundo. Diversas estações estão oficialmente listadas como monumentos arquitetônicos, protegidas pelo patrimônio. Deve-se ter, portanto, um cuidado especial no projeto dos interiores das estações em construção."

A competição especifica o seguinte para as duas novas estações: "com soluções minimalistas, as estações devem ser contemporâneas, com propostas de projeto brilhantes e memoráveis. Deve-se enfatizar os aspectos de luz e cores e a combinação de materiais."

Para mais informações, acesse a página da competição.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô" [Moscow Launches Competition to Design 2 New Metro Stations] 19 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624137/moscou-lanca-competicao-de-projeto-para-duas-novas-estacoes-de-metro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.