Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô

Moscow Metropolitan é a segunda linha de metrô mais usada do mundo, transportando 2,4 bilhões de passageiros por ano. Apesar disso, ela está longe de ser a mais extensa, com Pequim, Xangai, Londres, Nova Iorque, Tóquio e Madri ultrapassando-a em termos de distância total.

Visando melhorar neste aspecto, a cidade lançou em 2012 um ambicioso plano de expansão que pretendia criar outros 150km de trilhos e 70 novas estações até 2020. Dentro dessa iniciativa, foi elaborada uma competição para o projeto de duas dessas novas estações, localizadas na região sudoeste da cidade, no distritos de Solntsevo e Novo-Peredelkino.

Saiba mais sobre a competição para as estações de metrô em Moscou, a seguir.

© Flickr CC User Martin Deutsch

As duas novas estações farão parte da nova linha que conectará a estação Delovoi Tsentr, no centro financeiro da cidade, a Rasskazovka, na região sudoeste de Moscou. A população de Solntsevo  e Novo-Peredelkino ultrapassa 200 mil pessoas e a construção dessa nova linha, prevista para inaugurar em 2017, já é esperara há muito tempo.

A competição para essas duas estações é parte de uma tentativa de retomar a excelência arquitetônica característica do metrô na década de 1930. Após uma mudança política na década de 1960, os projetos das estações passaram a ser mais homogêneos, deixando para trás o virtuosismo que passa a ser, novamente, importante nos projetos do metrô.

Marat Khusnullin, Vice-Prefeito de Moscou, disse que "o Metrô de Moscou é reconhecidamente um dos mais belos do mundo. Diversas estações estão oficialmente listadas como monumentos arquitetônicos, protegidas pelo patrimônio. Deve-se ter, portanto, um cuidado especial no projeto dos interiores das estações em construção."

A competição especifica o seguinte para as duas novas estações: "com soluções minimalistas, as estações devem ser contemporâneas, com propostas de projeto brilhantes e memoráveis. Deve-se enfatizar os aspectos de luz e cores e a combinação de materiais."

Para mais informações, acesse a página da competição.

Sobre este autor
Cita: Stott, Rory. "Moscou lança competição de projeto para duas novas estações de metrô" [Moscow Launches Competition to Design 2 New Metro Stations] 19 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/624137/moscou-lanca-competicao-de-projeto-para-duas-novas-estacoes-de-metro> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.