"Places of Memory" - Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2014

Dos curadores. Ao invés de conduzir uma pesquisa sobre a época modernista na Turquia, apresentando um exaustivo catálogo, ou tentar capturar seus atributos locais únicos, Places of Memory busca explorar o tema principal da bienal através de percepções e experiências.

Places of Memory - Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 6

© Nico Saieh

A ideia do projeto parte de três pontos de Istambul: o primeiro compreende Taksim, onde eu nasci e cresci. Taksim é também uma importante praça, frequentemente mudando de aparência devido a intervenções parciais e inconsistentes. O Atatürk Cultural Center, localizado no limite dessa praça, é um símbolo da arquitetura moderna na Turquia. Meu pai, Hayati Tabanlıoğlu, foi o arquiteto. Essa primeira área se espalha por uma região mais ampla, e continua em direção à costa, passa pela área dos armazéns projetados por Sedad Hakkı Eldem, obras representativas da arquitetura do século XX na Turquia, chegando até o porto Salıpazarı. Como muitas outras regiões de Istambul, essa área também está sofrendo transformações. O projeto GalataPort (um materplan de 2001) desenvolvido por nós (Tabanlıoğlu Architects) para a região e o Istanbul Museum of Modern Art, que concebemos a partir de um armazém, estão dentre os projetos que impulsionaram as mudanças nessa área. A segunda área é Bâb-ı Âli, onde passei minha juventude. Começando em Sirkeci, a região costumava abrigar sedes de importantes jornais e gráficas da Turquia. Eu costumava passar através desse mundo todos os dias, já que estudava num colégio nessa mesma região. A última é Büyükdere Boulevard e seus arredores. Essa área, uma vez pontuada por jardins e pomares, posteriormente por edifícios de indústria leve, é hoje a sobreposição de edifícios em altura , especialmente entre os eixos Levent-Maslak que conectam as principais vias de trasporte urbano.

Uma discussão detalhada desses lugares que atuaram como limiares em diferentes estágios da minha vida - ou da minha memória - fomenta as primeiras camadas da estrutura conceitual. Nosso foco na exposição não é necessariamente nesses lugares, mas, ao invés disso, no próprio conceito de lugar, incorporado com a visão subjetiva de cada expositor da equipe. O trabalho interage com cada um a partir de diferentes abordagens baseadas em distintas escalas e meios. 

© Nico Saieh

Optamos não escrever antecipadamente a estória que poderia emergir desse projeto. Veremos o resultado juntos. Essa é uma decisão consciente que nos mantém no limiar, mas que também apresenta potencialidades. - Murat Tabanlıoğlu

‘Places of Memory’ tem como curador Murat Tabanlıoğlu e foi comissionada pela Istanbul Foundation for Culture and Arts (IKSV)

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Saieh, Nico. ""Places of Memory" - Pavilhão da Turquia na Bienal de Veneza 2014" ["Places of Memory" - Turkey's Pavilion at the Venice Biennale 2014] 21 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/622147/places-of-memory-pavilhao-da-turquia-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.