Bienal de Veneza 2014: "Towards A New Avant-Garde" explora o surgimento de uma nova geração de arquitetura especulativa na Itália

Ao escrever sobre a radical geração de arquitetos dos anos 60 e 70, o crítico americano Michael Sorkin comentou: "Alguns escolhem o caminho do planejamento em defesa da comunidade, identificando-se com o oprimido. Muitos optam pela "floresta", de volta à natureza, para estudar a socialização em comunidades e para viver a vida numa virtuosa simplicidade. Outros se questionaram sobre o equivalente arquitetônico para o rock and roll." Substituir o comunitarismo pelo código aberto, ou o rock and roll pela ficção científica... ele poderia estar apenas descrevendo um grupo de jovens arquitetos italianos trabalhando atualmente. Os arquitetos da década de 70, especialmente na Itália, transformaram a profissão mas falharam, em última instância, em realizar suas utopias. Até onde essa nova geração pode ir?

Towards a New Avant-Garde, uma instalação e série de discussões na semana de abertura da Bienal de Arquitetura de Veneza, confrontará os trabalhos e abordagens dos mestres do passado, como Superstudio, Archizoom, e o grupo Global Tools, com os novos projetos - especulativos e carregados de críticas políticas - dos novos grupos como o Itinerant Office, IRA-C, e Snark.

Os visitantes da seção Monditalia poderão se juntar aos arquitetos (jovens e também de gerações mais antigas), críticos e escritores para três conversas acerca dos temas Internacionalização, Ação Coletiva e Economia.

© Philippe Declerck / DEVspace

Uma instalação open-source criada pelo estúdio DEVspace e pelo designer de interação Thibault Brevet atuará como palco e registro ao vivo destas conversas. Carretéis de papel saindo de impressoras trarão provocações dos organizadores, comentários dos participantes e contribuições online daqueles que postarem no Twitter com a hashtag #stayradical.

Quando a Bienal for encerrada em novembro as conversas contínuas serão reunidas em uma publicação que nos oferecerá uma perspectiva atual sobre um marco na história da arquitetura, sobretudo da arquitetura na Itália.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Sacchetti, Vera . "Bienal de Veneza 2014: "Towards A New Avant-Garde" explora o surgimento de uma nova geração de arquitetura especulativa na Itália" [Venice Biennale 2014: "Towards A New Avant-Garde" Explores the Emergence of a New Generation of Radical Italian Design] 06 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/620359/bienal-de-veneza-2014-towards-a-new-avant-garde-explora-o-surgimento-de-uma-nova-geracao-de-arquitetura-especulativa-na-italia> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.