INTERIOR / Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2014

INTERIOR é o conceito central que representa o Pavilhão da Espanha na Mostra Internacional de Arquitetura da Bienal de Veneza, buscando responder ao tema geral do evento: "Fundamentals". Lançando luz sobre a arquitetura (e não sobre os arquitetos) e seus elementos fundamentais, o pavilhão espanhol, com curadoria de Inaki Ábalos, destaca o espaço interior através de 12 obras de arquitetura espanhola e a cultura material que lhes deu forma. INTERIORS fala do espaço, "por definição, o lugar onde se desenvolve a vida, o tema central da arquitetura."

INTERIOR / Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2014 - Mais Imagens+ 15

Do Catálogo da Bienal. Para o público em geral, a ideia da modernidade evoca um modelo homogêneo, como se a própria natureza humana pudesse ser medida, ou ainda pior, corrigida, sobre a base de padrões especiais unificados; como se a experiência da arquitetura fosse um padrão objetivo ou dependesse exclusivamente de um padrão cultural universal. INTERIOR, como tema de investigação, articula tradição e modernidade, extraindo as chaves essenciais que mostra como podemos recriar modelos tipológicos, construtivos e ambientais, assim como as técnicas de projeto próprias do projeto contemporâneo.

© Nico Saieh

Retornar ao interior significa retornar ao código genético da arquitetura e suas tradições  mais ricas, nas quais o espaço coletivo e a cultura hedonista se unem e desdobram no interior. Arquiteturas árabes, tipologias abertas, a cultura da água, as construções ancestrais e os encontros entre o meio natural e os habitats, como cavernas e totens, deixaram pegadas, obrigando a modernidade mecânica a negociar novas articulações locais. 

© Nico Saieh

O enfoque da exposição do pavilhão espanhol no "interior" também implica avaliar o valor de seu desenho, em particular em relação à recuperação e os programas re regeneração urbana. Como linha estrutural, a exposição se apresenta através de uma seleção de doze projetos de escritórios espanhóis, em geral concluídos nos últimos três anos, que apresentam significados especiais no campo da recuperação e regeneração da construção e do patrimônio urbano. A ideia de recriar o interior se expressa através de um labirinto formado por grandes reproduções fotográficas de imersão nos edifícios selecionados, acompanhadas por outros elementos como desenhos e projetos históricos relacionados que contribuem para sua compreensão espacial e temporal.

© Nico Saieh

Não há arquitetura sem o interior: não existe a ideia de arquitetura se não há uma reflexão sobre o interior em todos os seus aspectos: espacial, formal, material e energético. O interior fala de espaço, e o espaço, por definição, é o lugar onde se desenvolve a vida, o tema central da arquitetura.

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos
Sobre este autor
Cita: Mora, Pola. "INTERIOR / Pavilhão da Espanha na Bienal de Veneza 2014" [INTERIOR / Pabellón de España en la Bienal de Venecia 2014] 05 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/618174/interior-pavilhao-da-espanha-na-bienal-de-veneza-2014> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.